Título: Governo dá sinal verde para ajudar haitianos
Autor: Carvalho, Cleide
Fonte: O Globo, 07/01/2012, O País, p. 13

Auxílio federal inclui moradia, comida e transporte; serão compradas passagens diárias para retirar imigrantes de Brasileia

BRASILEIA (AC). O governo do Acre vai providenciar a compra de 40 passagens rodoviárias por dia para que os cerca de 1.300 haitianos que estão em Brasileia comecem a deixar a cidade a partir da semana que vem. Segundo o secretário de Justiça e Direitos Humanos do Acre, Nilson Mourão, a decisão foi tomada depois que o governo federal deu "sinal verde" na ajuda ao estado. Na próxima semana, uma equipe da Secretaria Nacional de Desenvolvimento Social visitará Brasileia para avaliar a situação na cidade.

- A ajuda federal inclui três pontos, que são o aluguel de pousadas, a alimentação e o transporte rodoviário até Rio Branco. Depois dali, cada um segue o seu caminho. A maioria vai para algum lugar onde já está um amigo ou parente. Com o sinal verde, o governador Tião Viana determinou a liberação das passagens na semana que vem - afirmou o secretário.

Segundo ele, o governo federal deverá ainda liberar recursos para gastos administrativos, como deslocamentos de equipes e combustível. O valor dos recursos que serão repassados ainda não foi calculado.

Os haitianos deverão ser levados até a capital Rio Branco pela manhã, para tirar carteira de trabalho. O documento sai no mesmo dia. Lá, eles receberão um almoço e, em seguida, uma passagem para Porto Velho, em Rondônia.

O Ministério da Saúde, que também entrou em contato com o governo do estado, garantiu o fornecimento de vacinas e exames para os haitianos. Mais de 2 mil exames de sangue foram realizados e, segundo Mourão, há casos de portadores do vírus HIV e de hepatite. Todos os que continuam no Acre após o resultado dos exames serão notificados e deverão procurar tratamento nos estados de destino. O secretário não informou o número de resultados positivos:

- Alguns viajam antes de sair o resultado dos exames.

Mourão também disse esperar que o contato com empresas interessadas em contratar os imigrantes haitianos seja acelerado. Uma grande empresa procurou o governo do Acre na noite da última quinta-feira e manifestou a intenção de contratar entre 200 e 250 haitianos. Na segunda-feira, deve chegar à cidade um representante da Popó Construção, de Minas Gerais, que deseja contratar trabalhadores para uma obra em Cuiabá.