Título: Na ajuda às vítimas, Exército e Bolsa Família
Autor: Éboli, Evandro
Fonte: O Globo, 07/01/2012, O País, p. 4
Dilma voltou ao trabalho ontem e conversou com governadores de estados afetados
BRASÍLIA. Após dez dias de férias na Bahia, a presidente Dilma Rousseff voltou a Brasília para comandar pessoalmente as ações do governo federal de apoio aos estados atingidos pelas chuvas. A presidente passou o dia de ontem no Palácio da Alvorada, de onde telefonou para governadores e ministros. O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) anunciou a antecipação do pagamento dos benefícios do Bolsa Família nas cidades de Minas Gerais em situação de emergência.
Por telefone, Dilma falou com os governadores do Rio, Sérgio Cabral, de Minas Gerais, Antônio Anastasia, e do Espírito Santo, Renato Casagrande. Ela ofereceu ajuda do governo federal para recuperação das áreas afetadas pelas cheias, e socorro às vítimas das chuvas. No ano passado, na segunda semana como presidente, Dilma desembarcou no Rio para ver de perto a situação da Região Serrana, destruída pela enxurrada.
A presidente se reuniu ontem com o ministro da Defesa, Celso Amorim, para tratar da atuação das Forças Armadas nos estados afetados pelas enchentes. O Batalhão de Engenharia do Exército está auxiliando nos trabalhos de acesso a locais isolados e resgate de vítimas das cheias.
- Falamos sobre o papel que o Exército tem tido, o apoio que tem dado sobre essa questão das enchentes, o que estamos fazendo no Rio, Minas. Enfim, correspondendo sempre aos pedidos das autoridades civis - disse Amorim, após o encontro.
Dilma falou por telefone com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e determinou o envio de medicamentos para as regiões atingidas em Minas. No total, serão enviadas oito toneladas para o estado.
Para amenizar o problema dos atingidos pelas chuvas, o governo, segundo o MDS, vai liberar a partir do próximo dia 18 de janeiro, o pagamento do benefício do mês de janeiro para 177 mil famílias que estão em situação de emergência. Em fevereiro, o benefício estará disponível a partir do dia 14. Outras 16 cidades de Minas Gerais também poderão ser beneficiadas. A solicitação para antecipação do pagamento do Bolsa Família foi feito pelo governo de Minas ao Ministério de Desenvolvimento Social.