Título: Amorim diz que política brasileira para imigrantes precisa ser revista
Autor:
Fonte: O Globo, 14/01/2012, O País, p. 12

Segundo ministro, aumento da migração é fruto do crescimento econômico

Para o ministro da Defesa, Celso Amorim, a onda migratória de haitianos em território nacional é consequência do crescimento econômico brasileiro. Amorim, que sobrevoou ontem áreas atingidas pelas chuvas de janeiro no estado do Rio, disse ainda que o Brasil deverá repensar sua política de imigração com o mesmo "espírito humanitário" das tropas brasileiras na missão de paz da ONU no país caribenho.

- Não se passa a ser a sexta economia do mundo impunemente. Normalmente, as pessoas saíam do Brasil. O Brasil ficou melhor agora. As pessoas querem entrar no país.

O Brasil comanda, desde abril de 2004, a Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (Minustah). São 2,2 mil soldados brasileiros no país.

- Naturalmente teremos que estudar como agir diante dessa nova situação. Não são apenas haitianos, mas brasileiros que estão voltando. Temos que procurar exercitar o mesmo espírito humanitário que está presente no Haiti, de uma maneira compatível com os nossos meios.

Na quarta-feira, o Conselho Nacional de Imigração anunciou a concessão de vistos de trabalho em caráter especial aos haitianos. Os 4 mil haitianos que já estavam no país serão regularizados. Antes do sobrevoo, Amorim participou, no Rio, de uma reunião com o comandante do Exército, general Enzo Peri, para avaliar a participação militar nas ações de emergência para catástrofes naturais.