Título: Mais cinco corpos resgatados
Autor: Daflon, Rogério; Herdy, Thiago
Fonte: O Globo, 11/01/2012, Rio, p. 11

Número de mortos em Sapucaia sobe para 13; dez pessoas ainda estão desaparecidas

Mais cinco corpos foram encontrados, ontem, sob os escombros de um deslizamento de terra que atingiu nove casas de Jamapará, distrito de Sapucaia, no Centro-Sul Fluminense, aumentando para 13 o número de mortos na localidade. Dez pessoas estão desaparecidas. O prefeito de Sapucaia, Anderson Zanon, informou ontem que, em breve, o município terá um plano de contingência, mas não fixou data para a iniciativa. Enquanto isso, moradores traumatizados planejam o que fazer. A dona de casa Maria Laura Kneip, que presenciou as quedas de barreiras, pensa em se mudar com a família para uma outra cidade.

- O prefeito disse que toda Jamapará é área de risco. Então teremos de sair daqui, talvez tentar a vida em Teresópolis. Meu marido é eletricista, vai ter de formar freguesia em outro lugar - disse Maria Laura, cuja casa está interditada pela Defesa Civil estadual.

Corpos são velados na igreja local

A lembrança da tragédia deve reforçar a ideia de mudança.

- Acordamos com as pessoas gritando e correndo. E vi o Pablo (um amigo da família de Maria Laura) gritando por ajuda, chamando o pai dele, que, em meio àquela escuridão e à chuva, nada pôde fazer. A casa dele foi soterrada - disse Maria Laura.

A cerca de 50 metros do lugar da tragédia, o inconformismo era revelado pelo choro de Tahiana Cunha Carvalho. Ela perdeu os pais, Antônio Cunha e Solange Carvalho, e o irmão Thiago, de 18 anos. No velório, na Igreja de Santana, Tahiana estava em estado de choque. Durante o enterro, no cemitério do distrito, ela gritou muito pelo pai, pela mãe e pelo irmão. Na hora do cortejo, bombeiros pararam o serviço e ficaram perfilados.

O prefeito, que acompanhou os sepultamentos, reuniu-se ontem, em Jamapará, com o secretário nacional da Defesa Civil, Humberto Vianna, e com o comandante do Exército, Enzo Peri. O prefeito afirmou que a cidade precisa de um plano de contingência:

- Eu mesmo fui a algumas áreas pedir que as pessoas saíssem. De fato, precisamos de um plano. Estamos aprendendo, somos um município pequeno e com poucos recursos.

O secretário de Planejamento, Marco Antônio Teixeira, confirma que Sapucaia é tão frágil na hora de se defender das chuvas fortes como o solo do distrito de Jamapará. E afirma que não há como realocar todos os cinco mil moradores do lugar:

- Se fosse para ser assim, teríamos que realocar populações inteiras de cidades como Três Rios e Além Paraíba. Há muitas cidades cortadas pelo Rio Paraíba do Sul também com áreas imensas de risco.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) pediu ontem aos motoristas que evitem a BR-393 (antiga Rio-Bahia). A via está está interditada entre Três Rios e Além Paraíba. O órgão recomenda ainda que os motoristas busquem rotas alternativas, como a BR-101.

Em Além Paraíba, Minas Gerais, moradores e representantes do poder público ainda contabilizam prejuízos e trabalham nas ruas da cidade da Zona da Mata mineira, próximo à divisa com o Rio de Janeiro, atingida por um temporal na última segunda-feira. As chuvas elevaram o nível do rio que corta a cidade, inundando casas, destruindo ruas e matando três pessoas. Até o fim da tarde de ontem, bombeiros e Defesa Civil ainda não tinham encontrado o corpo de uma quarta vítima, que teria sido vista pela última vez sendo levada pela correnteza.

As enchentes atingiram pelo menos 15 bairros da cidade, deixando 2 mil pessoas desalojadas. Desabrigados foram levados para o ginásio poliesportivo. Uma adutora da Copasa, empresa pública de distribuição e tratamento de água do estado, foi rompida, e ainda não há previsão de quando o abastecimento será normalizado. Durante todo o dia de ontem, servidores municipais e moradores trabalharam na limpeza e desobstrução de ruas. Principal via de acesso à cidade, a BR-116 continua interditada em consequência de uma cratera que tomou as duas pistas próximo ao Km 800, no distrito de Marinópolis.

Hoje, o governador de Minas, Antonio Anastasia, é esperado para uma vista à cidade. Quem desembarcou ontem no município foi o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que viajou a pedido da presidente Dilma Rousseff. O principal hospital da cidade foi parcialmente interditado devido ao risco de desabamento. No entanto, os serviços médicos foram mantidos, segundo o governo de Minas.

O prefeito de Além Paraíba anunciou que o carnaval deste ano está cancelado e que o dinheiro será investido na recuperação de ruas e outros bens públicos. Na Vila Mareca, um dos bairros mais atingidos pelas chuvas, casas de até dois andares foram arrastadas.