Título: Banda larga móvel supera a fixa no mundo
Autor: Mendes, Karla
Fonte: Correio Braziliense, 05/09/2009, Economia, p. 21

Usuários da internet sem fio atingem 449 milhões em âmbito global. No Brasil, as conexões à rede convencional devem ser ultrapassadas somente em 2011

Desafio, no país, é ampliar a cobertura e aumentar o investimento em infraestrutura de acesso

A banda larga móvel é líder no mundo. O número de usuários atingiu 449 milhões no segundo trimestre, ultrapassando a banda larga fixa, que contabilizou 440 milhões no período. Os números são da Teleco, consultoria especializada em telecomunicações. No Brasil, a banda larga móvel chegou a 4 milhões de pessoas, enquanto a internet convencional registrou 10,8 milhões de conexões. A tendência é que o cenário mundial se repita no Brasil somente em 2011. ¿Vai passar muito rápido. As vendas de modens estão aceleradas. Só depende de cobertura e capacidade de rede. Os preços também estão mais acessíveis¿, projeta José Luis de Souza, diretor da Teleco.

Os indicadores da expansão da internet sem fio impressionam. Em 2006, o número de conexões móveis era de 174 milhões no mundo, dobrou para 270 milhões em 2007 e, em 2008, chegou a 399 milhões. O especialista lembra que, há um ano, o Brasil possuía apenas 1,5 milhão de usuários na banda larga móvel. Nesse total, estão incluídos acessos por celulares, modens e outros dispositivos móveis.

A previsão é que, em 2014, o Brasil tenha mais de 60 milhões de acessos de banda larga móvel. Uma das alavancas desse crescimento será a oferta de planos pré-pagos. A TIM já tem essa categoria em seu portifólio e a Claro vai lançar o serviço até o fim do ano. ¿Será uma venda sob demanda. O conceito é atender aquele cliente que não precisa do plano de longo prazo. É um prato cheio para a Copa¿, ressalta José Luis.

Teledensidade

Quando se verifica a penetração da internet sem fio em grupos de 100 habitantes (teledensidade), o Brasil deixa a desejar. A média de teledensidade no mundo é de 5%, no Japão 74% e na União Europeia, 26%. No mercado brasileiro, apenas 1,8% de cada 100 habitantes tem acesso aos modens móveis. No caso de aparelhos 3G, é um pouco melhor: 2,1%.

No Brasil, a falta de cobertura é o grande desafio. O levantamento revela que 88,7% dos municípios e 37,7% da população não têm cobertura de banda larga móvel. E entre as localidades atendidas, somente em 0,65% há quatro operadoras disputando o mercado. Em 6,2% das cidades com cobertura há apenas uma empresa ofertando o serviço. Em 2,7% há duas operadoras e em 1,7% três empresas oferecem o serviço. Os números mostram uma concentração das companhias nas capitais e nos grandes centros. Tanto que 62% da população têm cobertura, contra apenas 11,3% dos municípios. Juiz de Fora (MG) é a única localidade com mais de 500 mil habitantes sem banda larga móvel.

Múltiplas funções

A internet móvel também está insuflando a venda de celulares inteligentes, com múltiplas funções, os chamados smartphones. Prova disso, é que, enquanto o comércio mundial de aparelhos somou 270 milhões no segundo trimestre, 11,8% a menos que os 360 milhões em igual período de 2008, as vendas de smartphones aumentou 27,2%, saltando de 32,2 milhões para 41 milhões de unidades vendidas. E a chegada ao mercado de modelos como o iphone 3GS e o Nokia N97 deve acelerar esse segmento.

O número 4 milhões Número de pessoas que utilizam banda larga móvel no país