Título: Mais um na escola do Detran
Autor: Éboli, Evandro; Barbosa, Givaldo
Fonte: O Globo, 18/01/2012, O País, p. 12
Maria do Rosário é segunda ministra nas aulas de trânsito
BRASÍLIA. Com três minutos de atraso e graças à benevolência dos guardas, a ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, assistiu ontem à sua segunda aula na escola de trânsito do Detran de Brasília. Assim como seu colega de Ministério Paulo Bernardo, das Comunicações, Rosário está sem carteira de habilitação, vencida, e também suspensa pelo estouro de pontos provocados por uma sequência de infrações nas ruas de Porto Alegre.
A ministra, que precisa cumprir uma carga horária de oito aulas de três horas e meia cada, sabe que atrasos como o de ontem podem se repetir. A agenda de atribuições e incumbências impostas pelo cargo será a responsável por eventuais faltas da aluna.
- Nem sempre poderei ir todas as noites. Já combinei que vou fazendo aos poucos. Espero concluir até meados de fevereiro - disse Maria do Rosário, que, após as aulas, ainda será submetida a uma prova escrita.
A ministra conta que a maior parte das infrações foi flagrante do uso do telefone celular ao volante.
- Sei muito bem que não se pode falar no telefone enquanto dirige. Mas, ainda bem, que não foi nada que tenha prejudicado qualquer pessoa. Nenhum acidente grave ou coisa assim. Agradeço a Deus - completou a ministra.
Maria do Rosário afirmou ser preciso assumir quando se erra, o que está fazendo agora.
- Se qualquer pessoa tem que ter responsabilidade e cumprir suas obrigações, o que dizer de uma autoridade pública! Temos que dar o exemplo, que até agora não dei. Espero corrigir e, claro, passar na prova.