Título: Negromonte contraria o PP e o Planalto
Autor: Camarotti, Gerson
Fonte: O Globo, 20/01/2012, O País, p. 4

Dilma já ouve o partido para substituir ministro

BRASÍLIA. A tentativa de veto do ministro das Cidades, Mário Negromonte, a um pretendido retorno do seu antecessor ao cargo, o ex-ministro Márcio Forte, contrariou o seu partido, o PP, e causou constrangimento no Palácio do Planalto, impondo uma saia-justa à presidente Dilma Rousseff. Fortes era o nome preferido de Dilma para assumir a pasta. Segundo interlocutores da presidente, as declarações de Negromonte dificultaram ainda mais sua permanência no governo.

- Se sua situação já não era boa, ficou pior - resumiu um interlocutor da presidente.

Mas a ordem no Planalto foi evitar polêmicas com o teor das declarações de Negromonte, que, em entrevista ao GLOBO, afirmou que está "mais firme do que as pirâmides do Egito". Ele deixou claro que, em caso de substituição, Fortes não ficaria no seu lugar, porque, disse, há forte rejeição da bancada do PP a ele.

Dornelles ainda não foi chamado para discutir

O Planalto já iniciou sondagens junto ao PP para substituir Negromonte. Dilma pretendia insistir na volta de Fortes, mas, diante da resistência no PP, tenta agora costurar um consenso em torno do líder da bancada, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB).

Até ontem, o presidente do PP, senador Francisco Dornelles (RJ), ainda não tinha sido chamado ao Planalto. Há o temor na cúpula do PP de que a entrevista de Negromonte possa ter criado um ruído nas negociações. Ontem, dirigentes do PP orientaram Negromonte a evitar novas polêmicas.