Título: Para especialistas, decisão visa a aproveitar bom momento econômico dos emergentes
Autor: Souza, André de
Fonte: O Globo, 20/01/2012, O País, p. 3

Medida só terá efeito com mais mão de obra nos consulados, diz agente de viagem

SÃO PAULO. Para o coordenador do Instituto de Estudos Econômicos e Internacionais da Unesp, Luis Fernando Ayerbe, a decisão dos Estados Unidos de acelerar a emissão de visto para turistas brasileiros e chineses mostra que o governo americano quer se beneficiar do bom momento econômico vivido pelos dois países, como forma de enfrentar a crise vivida pelos americanos.

- Neste momento em que o mercado interno americano está desaquecido, eles precisam dos turistas. Não é o que vai salvar o país, mas pode ajudar - explica Ayerbe.

Após a grande restrição ao turismo depois dos atentados de 11 de setembro, o presidente dos EUA, Barack Obama, tem declarado que a "guerra ao terror" não é mais o que pauta a política externa do país.

Ayerbe acredita que acelerar e simplificar a emissão de vistos formaliza a distinção entre segurança e turismo. O especialista também chama a atenção para o enfraquecimento da imigração ilegal para os Estados Unidos.

- A imigração ilegal está se revertendo. Vê-se muitos brasileiros e mexicanos voltando a seus países - conclui Ayerbe.

O vice-presidente nacional da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), Edmar Bull, diz que a emissão de vistos para brasileiros já está acelerada, pois há tempos os americanos reconhecem o aumento do poder aquisitivo da classe média no Brasil. Ele não acredita que seja possível acelerar ainda mais o processo, pois falta mão de obra nos consulados para atender à demanda recorde. Em São Paulo, o consulado americano chega a realizar 2.600 entrevistas de visto por dia, e mutirões aos sábados têm sido cada vez mais frequentes.

- Já é raríssimo que brasileiros sejam chamados para uma segunda entrevista. E é muito pequeno o número de vistos negados. Só será possível acelerar ainda mais a emissão de vistos para brasileiros com mais gente trabalhando no consulado - afirma Bull.

Segundo Alexandre Luís Pedrosa, diretor de uma empresa especializada em assessorar pessoas que estão requerendo visto, o aumento verificado no Brasil é explicado pelo crescimento da economia e da renda dos brasileiros.

- É a melhoria de renda. De lá para cá mudou muita coisa. De 2007 para cá, aumentou o número de turistas e estudantes. Não só para os Estados Unidos, como também para os outros países - explicou.