Título: Os EUA querem você
Autor: Souza, André de
Fonte: O Globo, 20/01/2012, O País, p. 3

Obama determina mais agilidade na concessão de visto para turistas brasileiros e chineses

André de Souza, Carolina Benevides e Guilherme Voitch

Turistas brasileiros que desejam viajar para os Estados Unidos vão conseguir seus vistos mais rapidamente e com menos burocracia do que nos dias de hoje. As medidas fazem parte de um pacote que o presidente americano, Barack Obama, anunciou ontem. Candidato à reeleição em meio a uma profunda crise econômica, Obama disse que os EUA vão, até o fim deste ano, reduzir o tempo de espera para a obtenção do visto e acelerar a capacidade de processamento em 40%. Além disso, 80% dos candidatos deverão ser entrevistados em menos de três semanas.

O projeto-piloto de dois anos, que tem por objetivo agilizar a emissão de vistos e aumentar o número de empregos nos EUA com o incremento do turismo, beneficia principalmente brasileiros e chineses - países onde a classe média cresce ano a ano. A expectativa da Casa Branca é que sejam criados, na próxima década, mais de um milhão de empregos no setor.

- Todos os anos, milhares de turistas de todo o mundo vêm visitar os Estados Unidos. Quanto mais amigos recebemos aqui, mais americanos ganham empregos. Precisamos ajudar esse negócio a se tornar mais competitivo - disse Obama, em frente ao Castelo da Cinderela, num dos parques da Disney, na Flórida. - Os brasileiros são uma enorme população que adora vir à Flórida (...) As pessoas querem vir aqui. E China e Brasil são dois dos países com o maior acúmulo (de pedidos de vistos). Então isso é o que estamos fazendo: dizendo ao mundo que a América está aberta aos negócios.

O programa prevê a isenção de entrevistas para "candidatos de baixo risco", entre eles brasileiros que só precisam renovar o visto. Além disso, pessoas de algumas faixas etárias que estejam solicitando o visto pela primeira vez podem ser dispensadas da entrevista. Mas todos ainda terão que ir aos consulados e até à embaixada para que suas digitais sejam recolhidas, e os oficiais consulares poderão solicitar entrevista caso julguem necessário. Para definir as regras, a Casa Branca criou uma força-tarefa. No entanto, já está decidido que Taiwan entrará para a lista de 36 nações que não precisam de visto em viagens de turismo.

Espera chega a 76 dias em São Paulo

De acordo com o consulado de São Paulo, neste início de ano, a média de espera para agendamento de vistos está em 76 dias, 24 a menos do que no 2º semestre de 2011. O visto demora cerca de 10 dias úteis para chegar à casa do requerente. O consulado atende de 1.500 a 1.700 pessoas por dia, e é o que mais emite vistos no mundo.

Segundo nota da embaixada americana, em 2011 foram processados 944.868 vistos no Brasil, o que significa um aumento de 51% em relação a 2010. No país, 95% dos vistos solicitados são aprovados. Quando se considera o ano fiscal dos EUA, que vai de outubro a setembro, o aumento de vistos emitidos para brasileiros aumentou 411% entre 2003 e 2010, passando de 109 mil para 556 mil.

Segundo a embaixada, o Brasil é o quinto país que mais envia visitantes aos EUA: em 2010, 1,2 milhão viajou. Em 2011, a expectativa é de que a marca tenha chegado a 1,5 milhão. Levantamento do Departamento de Comércio dos EUA mostra que os brasileiros foram os que mais gastaram em 2010, quase US$6 bilhões. Os pedidos de visto levaram a embaixada a anunciar, em dezembro de 2011, 12 mutirões nas representações que tem no país --- Brasília, São Paulo, Rio e Recife.

As medidas anunciadas, segundo estimativa da Casa Branca, podem gerar, até 2016, um aumento de 274% no número de visitantes brasileiros em relação a 2010. Cálculos do Departamento de Comércio mostram que brasileiros gastam, em média, US$5 mil, por pessoa, ao viajar aos EUA.