Título: Aprovação de Dilma supera a de Lula
Autor: Camarotti, Gerson
Fonte: O Globo, 23/01/2012, O País, p. 9

Apesar de corrupção, popularidade bate recorde, com 59%

Após um ano de governo com demissões em série de ministros por acusações de corrupção, a aprovação recorde da presidente Dilma Rousseff, divulgada ontem pelo Instituto Datafolha, foi recebida com alívio por dirigentes petistas. O levantamento mostrou que 59% dos brasileiros consideram o governo ótimo ou bom, recorde que faz Dilma superar seu antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva, e anular o temor que havia na cúpula do PT de que a popularidade dela poderia sofrer algum desgaste devido às turbulências.

Ao completar um ano de seu primeiro mandato, Lula teve 42% de aprovação. No segundo, 50%. Fernando Henrique Cardoso registrou 41% e 16%, respectivamente. Itamar Franco obteve 12%, e Fernando Collor, 23%.

Para 33% dos 2.575 entrevistados ouvidos entre 18 e 19 de janeiro, o governo foi regular. Somente 6% consideraram-no ruim ou péssimo. Não responderam à pesquisa 2%, e a nota média do governo ficou em 7,2.

O líder do PT na Câmara, o deputado Paulo Teixeira (SP), disse que a pesquisa reflete um reconhecimento:

- A presidente mostrou uma enorme capacidade de dirigir o país, e o povo viu essa capacidade dela ao atuar em situações adversas. No caso das demissões, ela agiu com muita precisão, e isso deu resultado.

As sucessivas saídas de ministros em 2011 levaram preocupação ao governo e ao PT, mas os números divulgados ontem indicam que, em seis meses, a presidente conseguiu ampliar sua popularidade em 10%.

A oposição questionou a relevância de avaliações no início de um mandato. O líder do PSDB no Senado, o senador Álvaro Dias (PR), lembrou em seu Twitter que "péssimos governos foram bem avaliados no primeiro ano".