Título: Já no palanque
Autor: Damé, Luiza
Fonte: O Globo, 19/01/2012, O País, p. 4
Ao inaugurar creche em Angra, Dilma elogia Haddad
Ao inaugurar ontem uma creche em Angra dos Reis, no Estado do Rio, a presidente Dilma Rousseff surpreendeu ao usar o discurso para rasgar elogios ao ministro da Educação, Fernando Haddad, que vai deixar a pasta para se candidatar à prefeitura de São Paulo pelo PT.
- É muito importante que eu venha aqui com o ministro Fernando Haddad, um dos grandes ministros deste país na área de educação, que viu que a educação tinha de começar e que tinha de ter importância desde a pessoa nascer. Quando ele cunhou a frase que a educação é um projeto da creche à pós-graduação, passando pelo ensino básico, pelo ensino técnico e pela universidade, ele cunhou uma coisa importantíssima para o Brasil, que é o caminho da igualdade de oportunidades - disse Dilma, no discurso.
Dilma e Haddad inauguraram o Centro Municipal de Educação Infantil Júlia Moreira da Silva, no bairro de Bracuí, em Angra dos Reis. A unidade, uma parceria da prefeitura com o governo federal através do Programa Nacional de Reestruturação e Aparelhagem da Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância), atenderá a 250 crianças de seis meses a 5 anos de idade. Segundo a presidente, o programa vai garantir a construção de 6.400 unidades semelhantes espalhadas pelo Brasil.
Lançado em 2007, o Proinfância foi usado em convênios para a construção de 2.528 creches e pré-escolas em 2010. De acordo com o Ministério da Educação, a estimativa é que sejam investidos R$1,7 bilhão para a construção de creches neste ano por meio do programa.
- Esse aqui é um equipamento que garante igualdade de condições a todos os brasileiros. Se nós não cuidarmos das crianças desde o nascimento, depois é muito difícil de corrigir as defasagens educacionais - disse Haddad.
Antes da cerimônia de inauguração, Dilma visitou a unidade, que possui oito salas de aula, quatro banheiros, sala de leitura, sala de informática, lactário, cozinha, refeitório, depósito, vestiário, área de serviço, recepção, almoxarifado, sala de direção, sala de professores e secretaria.
- Queremos que o padrão dessa unidade seja igual ou melhor que qualquer creche ou pré-escola de qualquer lugar. Essa escola é o caminho para que, quando não estivermos mais aqui, tenhamos brasileiros capazes de dirigir este país - destacou Dilma.