Título: Mudanças à vista também na Transpetro
Autor: Ordoñez, Ramona
Fonte: O Globo, 25/01/2012, Economia, p. 23

Nova presidente da Petrobras deve nomear técnico para substituir Sérgio Machado

Após assumir a presidência da Petrobras no próximo dia 13, Maria das Graças Foster deverá promover mudanças não apenas na diretoria da companhia, mas nas subsidiáriais. Dentre as prováveis mudanças, circulavam ontem rumores sobre a saída de Sérgio Machado da presidência da Transpetro. Para seu lugar estaria cotado Richard Ohm, um dos gerentes-executivos de Graça Foster na diretoria de Gás e Energia.

Machado, ex-líder do PSDB no Senado, está no cargo desde junho de 2003, no primeiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva. Graça Foster, que hoje ocupa interinamente a presidência da Petrobras - José Sergio Gabrielli foi para o Fórum Econômico Mundial, em Davos -, deverá ter sua nomeação aprovada pelo Conselho de Administração da estatal no próximo dia 9. Segundo fontes, ela já viajaria com Gabrielli no dia 14 para ser apresentada aos mercados de Nova York e Londres. Assessores próximos a Graça Foster disseram que, nos últimos dias, ela trabalhou intensamente, como sempre faz.

A dança das cadeiras atingirá outras diretorias

Ontem ainda circulavam rumores na estatal dando como certa a nomeação de Irani Varella, atual presidente da Petrobras no Uruguai, para a diretoria de Gás e Energia, em substituição a Graça Foster. Eram também fortes os rumores de que ela poderá trocar ainda o atual diretor financeiro da Petrobras, Almir Barbassa, funcionário de carreira da estatal, indicado pelo próprio Gabrielli.

José Lima, atual presidente da Petrobras Distribuidora (BR), continuava ontem cotado para assumir a diretoria de Exploração e Produção, no lugar de Guilherme Estrella.