Título: Economia da Espanha cai 0,3% no 4º trimestre
Autor:
Fonte: O Globo, 31/01/2012, Economia, p. 21

Resultado coloca país à beira da recessão no início de 2012. Em 2011, PIB foi de 0,7%

MADRI. O Instituto Nacional de Estatística (INE) da Espanha anunciou ontem que seu Produto Interno Bruto (PIB, conjunto de bens e serviços produzidos) encolheu 0,3% no quarto trimestre do ano passado, colocando o país perto da recessão. O número divulgado ontem interrompeu uma série de sete trimestres seguidos sem contração da economia. No terceiro trimestre de 2011 o PIB manteve-se sem alteração.

A previsão é que a economia espanhola recue ainda mais no primeiro trimestre de 2012, empurrando o país para sua segunda recessão em menos de três anos. Dois trimestres seguidos de queda constituem uma recessão técnica. Segundo o INE, o PIB da Espanha era de 0,3% ante o mesmo período do ano anterior. Em todo o ano de 2011, a Espanha cresceu 0,7%.

Tanto a taxa anual quanto a trimestral ficaram em linha com as estimativas divulgadas recentemente pelo Banco da Espanha. A autoridade monetária também estimou uma retração de 1,5% para 2012.

Desemprego no país é de 22,8%, o maior da UE

A Espanha tem hoje uma taxa de desemprego de 22,8%, a maior da zona do euro. O país vem lutando para evitar uma queda ainda mais brusca em meio à crise da dívida, que já levou Grécia, Irlanda e Portugal a buscarem pacotes de ajuda entre os parceiros do bloco.

- O PIB do quarto trimestre é a constatação de que a economia espanhola estará em recessão no primeiro trimestre do ano, continuando a crescer negativamente - disse Nicolás López, diretor de análise da M&G Valores. - O PIB vai cair no primeiro semestre do ano e veremos se no segundo semestre voltaremos ao crescimento, com a ajuda do setor externo.