Título: Da campanha de Dilma para a de Haddad
Autor: Amorim, Silvia
Fonte: O Globo, 31/01/2012, O País, p. 5

PT escala estrategistas da eleição de 2010

SÃO PAULO. O PT deve escalar para a campanha do ex-ministro da Educação Fernando Haddad a prefeito de São Paulo pelo menos dois nomes que desempenharam tarefas estratégias na candidatura bem-sucedida da presidente Dilma Rousseff em 2010. João Santana deverá cuidar do marketing, e o deputado federal José de Filippi Júnior, da arrecadação de recursos.

Além de ajudar na eleição de Dilma, os dois trabalharam na reeleição do ex-presidente Lula em 2006. A campanha de Haddad terá ainda mais um ponto em comum com a de Dilma: a forte presença de Lula, mentor das duas candidaturas, tanto nas articulações quanto nas atividades de rua e nos programas de TV.

Santana e Filippi foram alçados a postos-chave nas campanhas petistas em 2006 para substituir dois dos principais envolvidos no escândalo do mensalão. O marqueteiro assumiu a vaga de Duda Mendonça, seu ex-sócio. Já o deputado entrou no lugar do tesoureiro Delúbio Soares, um dos operadores do mensalão.

Jornalista, Santana presta serviço para o governo federal e foi o responsável por dar nome a programas como o PAC e o Minha Casa Minha Vida. Engenheiro, Filippi foi por três mandatos prefeito de Diadema, primeiro município a ser administrado pelo PT.

Segundo o coordenador da pré-campanha de Haddad, o vereador Antonio Donato, as negociações com a dupla estão em adiantadas.

A primeira atividade da pré-campanha de Haddad está marcada para o dia 24 de fevereiro. Ele visitará um bairro da periferia que sofre com problemas de transporte.