Título: Presidente da Casa da Moeda é exonerado
Autor: Camarotti, Gerson
Fonte: O Globo, 31/01/2012, O País, p. 3

BRASÍLIA. A varredura que a presidente Dilma Rousseff está fazendo no segundo escalão do governo atingiu um dos órgãos subordinados ao Ministério da Fazenda. O Diário Oficial da União de ontem publicou a exoneração do economista Luiz Felipe Denucci Martins, que presidia a Casa da Moeda desde 2008. O cargo será ocupado interinamente pelo diretor de Tecnologia, Carlos Roberto de Oliveira.

Denucci chegou à Casa da Moeda por indicação do PTB, mas em poucos meses entrou em conflito com a cúpula do partido e perdeu o apoio político. Há cerca de dois anos, os líderes petebistas chegaram a pedir a cabeça do ex-afilhado, mas ele foi mantido no cargo pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega.

— Há dois anos não temos mais contato com ele. Após três meses no cargo, Denucci abandonou a indicação do PTB e começou a ter outros padrinhos. O Jovair (Arantes, líder do partido na Câmara) pediu um substituto, mas o ministro Mantega argumentou que ele estava fazendo uma boa gestão e iria mantê-lo — disse o deputado Nelson Marquezelli (RS), um dos petebistas que romperam com o economista. Com a demissão de Denucci, a cúpula do PTB avaliará se terá chances de indicar um outro nome para o cargo.

Já o presidente do PTB, Roberto Jefferson, que tem se oposto ao governo Dilma, disse que o partido seguirá sua orientação e não indicará substituto.

Denucci foi delegado do Banco Central em São Paulo e trabalhou na Superintendência de Seguros Privados, na Brasilcap, na Brasil Saúde Cia. de Seguros e na Comissão de Valores Mobiliários.

O Ministério da Fazenda não quis comentar a demissão de Denucci.