Título: IPI sem aumento para 18 montadoras
Autor: Batista, Henrique Gomes
Fonte: O Globo, 01/02/2012, Economia, p. 23

Ela ficaram livres da alta para importados

BRASÍLIA. A partir de amanhã, 18 montadoras instaladas no Brasil terão direito, até 31 de dezembro de 2012, à redução de 30 pontos percentuais do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) incidente sobre os veículos produzidos em suas fábricas no país, no Mercosul e no México. A medida tem por objetivo incentivar a produção nacional de automóveis.

Foram habilitadas as empresas: Agrale , Caoa Montadora de Veículos, Fiat, Ford, General Motor, Honda, Internacional Indústria Automotiva da América do Sul, Iveco Latin América, MAN Latin América Indústria e Comércio de Veículos, Mercedes-Benz do Brasil, MMC Automotores do Brasil, Nissan do Brasil Automóveis, Peugeot Citroën Renault, Scania, Toyota, Volkswagen e Volvo.

Para receber a habilitação definitiva, as empresas cumpriram uma série de exigências técnicas e comprovaram regularidade fiscal e tributária. Uma das condições consiste no uso mínimo de 65% de conteúdo regional de peças. Outra é a realização de investimentos em atividades de inovação, pesquisa e desenvolvimento tecnológico.