Título: Na BR-251, em MG, investimento de R$ 74 milhões foi perdido
Autor: Remígio, Marcelo
Fonte: O Globo, 29/01/2012, O País, p. 3

Ministério Público investiga desperdício de dinheiro em obras sucessivas

BELO HORIZONTE. A chegada de máquinas para trabalhar nas obras de recuperação da BR-251, próximo a Montes Claros, no Norte de Minas, não é motivo de comemoração para quem já está acostumado a trafegar pela rodovia no trecho entre a cidade mineira e a BR-116.O resultado do recapeamento e da recuperação da via é sempre o mesmo: a obra é malfeita e o desgaste do asfalto, prematuro. A situação chamou a atenção do Ministério Público Federal(MPF), que conduz investigação para apurar a qualidade do serviço. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), vinculado ao Ministério dos Transportes, afirma ter investido R$ 74,1milhões na BR-251 desde 2006.A assessoria não soube detalhar qual foi o investimento no trecho entre Montes Claros e Salinas. —Eles limpam a pista e colocam uma faixinha de asfalto de péssima qualidade em cima. Hoje temos normas técnicas, ferramentas de controle de qualidade e de resistência de materiais. Não faz mais sentido aceitar o que tem sido feito. Isso não é recuperação,é desperdício de dinheiro — lamenta o presidente da Associação de Municípios da Bacia do Médio São Francisco e prefeito de Capitão Enéas, ReinaldoTeixeira. Há cerca de15 dias, prefeitos e dirigentes de cidades no Norte de Minas paralisaram dois sentidos da pista para protestar contra as obras pontuais e cobrar uma solução definitiva para a BR-251.Com faixas e distribuição de panfletos para os motoristas, os manifestantes denunciaram a péssima condição da rodovia, sobretudo no trecho entre Montes Claros e Salinas, também no Norte do estado. Buracos, lombadas e desníveis na pista tornam a via “intransitável”, nas palavras de Teixeira. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, 58 pessoas morreram no trecho apenas em 2011,ano em que foram registrados 607a cidentes. —São dez mil carros po rdia, e esse asfalto de péssima qualidade não aguenta o tráfego de carreta de 30, 40 toneladas. O que gastaram aqui nos últimos cinco anos daria para fazer boa parte do que realmente a rodovia precisa, mas de uma vez só —afirma o prefeito. O escritório do MPF em Montes Claros instaurou inquérito civil público para investigar as contratações e o serviço prestado nos últimos anos na rodovia. A apuração começou em agosto de 2011.Responsável pela abertura do inquérito, o procurador da República André de Vasconcelos Dias solicitou informações ao Dnit e determinou que fosse realizada perícia técnica para atestar a qualidade da reforma na pista entre as cidades de Montes Claros e Francisco Sá.O trabalho deve ficarp ronto em fevereiro. Situação semelhante é ob-servada na BR-474, principal-mente nos trechos entre Ipa-nema e Caratinga, no Vale do Rio Doce. Buracos enormes são constantes em todo o tre-cho, apesar das reformas re-centes.SegundooDnit,nosúl-timos cinco anos a rodovia re-cebeu R$ 45,4 milhões em investimentos. Para o prefeito de Piedade de Caratinga, Adol-fo Bento Neto, quem trafega hoje pela rodovia tem a sensação de que nada foi investido. — Aparece um buraco, tapam com uma capinha o trecho todo ,mas passa um mês e já está tudo do mesmo jeito — reclama o prefeito Neto.