Título: Disputa será jogo de xadrez com 300 pessoas
Autor: D"Ercole, Ronaldo; Andrade, Eliária
Fonte: O Globo, 05/02/2012, Economia, p. 40

Estratégia de consórcios poderá ser decidida no escuro durante pregão

SÃO PAULO. Pelas regras do leilão de privatização, depois de abertos os envelopes com as ofertas iniciais, seguirão na disputa em viva-voz os autores dos três melhores lances para cada aeroporto, assim como os consórcios cujas ofertas sejam até 10% menor que o maior lance. A partir daí, a disputa será um verdadeiro jogo de xadrez para os consórcios.

Tanto que cada consórcio da disputa poderá ter no pregão dois representantes, além do corretor. Ao mesmo tempo, outros três executivos de cada grupo ficarão numa outra área, uma espécie de back office, para fazer as contas. Um terceiro nicho ainda será reservado a advogados e executivos. São esperadas mais de 300 pessoas no pregão da Bolsa, sem contar os jornalistas.

A expectativa é que os grandes grupos, como Odebrecht, CCR e Queiroz Galvão, entrem na disputa dos três aeroportos. As estratégias durante o pregão terão de ser definidas meio que no escuro, uma vez que para estimular ainda mais a competição, os grupos por trás de cada consórcio somente serão divulgados pela Bolsa depois de encerrado o leilão.

- As corretoras já montaram seus modelos, suas planilhas de controle para saber quando poderão avançar nas ofertas, ou desistir para chegar na melhor equação - diz Eduardo Padilha, da Planos, empresa de projetos.

Ele lembra que cada consórcio tem modelos que definem o teto de oferta que pode fazer para cada aeroporto. Mas todos vão tentar pagar o mínimo para comprar os terminais.

- O problema é que em um leilão com muita demanda é o pior lugar para se comprar algo, e é muito bom para o vendedor - diz Padilha, que prevê ágios elevados para os aeroportos no leilão.

Leiloeiro calcula pelo menos cinco a seis horas

Para André Demarco, o leiloeiro da Bolsa, mais que a complexidade do leilão, será a dinâmica diferente o grande desafio aos competidores.

- Dada a complexidade do sistema, esse é um leilão que tende a ser muito longo - afirmou Demarco, durante apresentação duas semanas atrás.

caso seis a sete participantes se habilitassem para a disputa, sua estimativa era de uma duração de cinco a seis horas de leilão. Como 11 grupos se habilitaram junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) semana passada, os executivos dos consórcios têm pela frente uma maratona amanhã.

- Onze grupos é um número muito elevado - queixava-se o representante de um grupo na sexta-feira. (Ronaldo D"Ercole)