Título: Um modelo inédito de privatizar aeroportos
Autor: D"Ercole, Ronaldo; Andrade, Eliária
Fonte: O Globo, 05/02/2012, Economia, p. 40

BM&FBovespa diz que foi desenvolvido um software exclusivo para leilão de Guarulhos, Viracopos e Brasília amanhã

AEROPORTO DE Guarulhos, em SP: privatização atrai onze grupos

SÃO PAULO. Os 11 consórcios que vão disputar o leilão dos aeroportos de Guarulhos, Viracopos e Brasília, amanhã, na BM&FBovespa, terão um desafio extra na disputa pela concessão dos terminais: o sistema do leilão. Trata-se de um modelo inédito no país, em que os três aeroportos serão leiloados simultaneamente e os lances vencedores serão determinados pelo critério do "maior valor global de contribuição fixa". Muito diferente dos leilões tradicionais de privatização, de estradas ou de estatais, em que a menor tarifa ou o maior preço fazia o vencedor. No pregão de amanhã, vencerão os lances para os três aeroportos que, combinados, resultarem no maior valor a ser pago ao governo.

De acordo com a BM&FBovespa, foi desenvolvido um novo sistema, um software, exclusivo para o leilão desta segunda-feira, que foi "homologado exaustivamente" a fim de garantir a execução do leilão, sem falhas.

Como pelas regras do edital de licitação um mesmo grupo não poderá arrematar mais de um aeroporto, se um consórcio estiver com os maiores lances em dois deles, um será descartado, e o segundo colocado na disputa por aquele terminal poderá sair vencedor. É possível até que o terceiro colocado entre os lances para um determinado terminal vença o leilão, desde que os contendores a sua frente, por exemplo, tenham as ofertas vencedoras para os outros dois aeroportos.

Em resumo, depois de encerrados os lances, os vencedores serão os três grupos cujos montantes oferecidos, somados, resultem no maior valor a ser arrecadado pelo governo federal.

Os lances mínimos (ou valor da outorga) fixados para os três aeroportos somam R$ 5,47 bilhões.

- Pela premissa este é sim um leilão mais complexo, porque tratará dos três aeroportos simultaneamente. E a disputa, se houver, também ocorrerá ao mesmo tempo - disse Paulo Cirulli, gerente especial de leilões da Bolsa de São Paulo, durante apresentação das regras a jornalistas.