Título: Votação do Funpresp fica para depois do carnaval
Autor:
Fonte: O Globo, 08/02/2012, O País, p. 9

PSDB aceita votar rápido, como deseja o governo, mas DEM entra em obstrução e pede salvaguardas

l BRASÍLIA. Os dois principais partidos de oposição adotaram ontem estratégias diferentes em relação ao projeto que cria o Fundo de Previdência Complementar do Servidor Público da União (Funpresp), que só deverá ser votado na Câmara após o carnaval.

O DEM entrou em obstrução e quer a inclusão no texto de "salvaguardas" para evitar a partidarização da gestão dos fundos de pensão e eventuais perdas para os servidores em caso de investimentos mal feitos. Já o PSDB surpreendeu e propôs a votação do projeto nos dias 28 e 29. O governo quer votar o mais rapidamente possível, mas enfrenta problema na base aliada, especialmente com os insatisfeitos PDT e PR, que aguardam nomeações de ministros seus.

O governo ainda tentava ontem demover o PR de ficar contra a votação imediata. No encontro do presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), com os líderes de PR, DEM, PSDB, PSOL e PDT, os cinco pediram mais tempo para discutir a proposta.

Ontem, o ministro da Previdência, Garibaldi Alves, esteve na Câmara para mobilizar o PMDB e pedir apoio para a votação do projeto