Título: Saúde veta vídeo com cena gay
Autor: Éboli, Evandro; Souza, André de
Fonte: O Globo, 09/02/2012, O País, p. 14

Filmete, que faz parte de campanha da pasta para o carnaval, não passará em TV

BRASÍLIA. O Ministério da Saúde vetou e determinou ao Programa de Aids, da própria pasta, que retirasse da internet o vídeo institucional de um filmete com cenas de afeto numa relação homossexual entre dois homens. A peça seria exibida na campanha do carnaval nas emissoras de TV e internet, como chegou a ser anunciado pelo programa. Mas o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou ontem que esse vídeo, agora, será exibido em ambientes fechados, como boates e festas privadas de homens gays.

O vídeo dura 30 segundos, e a cena acontece numa boate. Nas imagens, dois rapazes trocam carícias, mas descobrem que não estão com preservativo. Aparece uma fada que entrega uma camisinha ao casal. E a voz do locutor diz: "Na empolgação, rola tudo.

Só não rola sem camisinha." Esse filmete da campanha foi divulgado nas redes sociais. No final, aparece o logotipo do Ministério da Saúde.

— Não tem nenhum tipo de veto.

São novas estratégias do Ministério da Saúde, anunciadas no dia 1o de dezembro. Precisamos ter materiais diferentes para segmentos populacionais diferentes — disse Padilha.

— Nós temos materiais visuais, de vídeo, também para públicos diferentes em ambientes diferentes. Temos vídeos que vão circular em ambiente fechado só. Nas boates, com quem estamos fazendo parcerias, nas festas fechadas, que têm uma característica para dialogar com aquele público que frequenta mais comumente aquela boate, aquela festa fechada, aquele ambiente — completou o ministro.

O Programa de Aids anunciou que esse vídeo seria exibido em TV e internet e, depois da intervenção do Ministério da Saúde, esse trecho não apareceu em outro texto sobre a campanha do carnaval 2012.

Entidades e ONGs que atuam na questão da Aids criticaram a atitude do Ministério da Saúde em não exibir o vídeo em TV aberta. Para os ativistas, a medida foi um retrocesso.

Padilha afirmou que o vídeo para TV aberta será outro.

— A estratégia em TV aberta combina uma mensagem para a população em geral e continua combinando a mensagem específica para o principal público- alvo do Ministério . n