Título: Funcionário de carreira presidirá Casa da Moeda
Autor: Alvarez, Regina
Fonte: O Globo, 09/02/2012, O País, p. 13

Sem vinculação política, Francisco de Assis Leme Franco assume vaga de Denucci, ex-presidente indicado pelo PTB

BRASÍLIA. Nove dias após a exoneração do economista Luiz Felipe Denucci Martins da presidência da Casa da Moeda, de forma intempestiva e por razões ainda não esclarecidas pelo Ministério da Fazenda, o ministro Guido Mantega indicou ontem um funcionário de carreira do governo federal, sem vinculação política, para substituílo: o especialista em políticas públicas e gestão governamental, Francisco de Assis Leme Franco.

Funcionário de carreira, Leme Franco foi secretárioexecutivo adjunto do Ministério da Fazenda, entre os anos de 2007 e 2010, e atualmente é diretor da Secretaria Executiva do Ministério do Planejamento.

Denucci chegou à Casa da Moeda em 2008 por indicação política do PTB, mas poucos meses depois perdeu o apoio dos caciques do partido.

Denucci teria virado as costas para seus padrinhos políticos, segundo relato dos próprios, tornando sua presença no cargo insustentável.

Em pelo menos uma ocasião, o PTB viu seus interesses contrariados na gestão do afilhado e, a partir de 2010, a sigla começou a pressionar pela sua demissão.

A saída foi comunicada a Denucci no dia 28 de janeiro, um sábado, por um funcionário do terceiro escalão do ministério.

Na segunda-feira seguinte, dia 30, a exoneração foi publicada no Diário Oficial da União, mas só na última sexta-feira, o ministro Guido Mantega deu as primeiras declarações sobre o episódio.

A oposição trabalha para aprovar a convocação de Mantega pelo Congresso para que esclareça as razões da demissão, mas o Palácio do Planalto já orientou os governistas na Câmara e no Senado para que evitem a convocação de qualquer forma. Denucci é suspeito de receber propina de fornecedores da Casa da Moeda, por meio de depósitos em contas no exterior, segundo reportagem da "Folha de S. Paulo".

Nomeação sairá nos próximos dias no D.O.

O decreto presidencial com a nomeação de Leme Franco para a presidência da Casa da Moeda será publicado nos próximos dias no Diário Oficial da União, segundo o Ministério da Fazenda.

Leme Franco também tem relações com Nelson Machado, ex-ministro da Previdência e ex-secretário-executivo do Ministério da Fazenda. Ele trabalhou com Machado no Planejamento, na Previdência, e na Fazenda.