Título: Sarkozy quer Brasil na cúpula da ONU
Autor: Fleck, Isabel; Sabadini, Tatiana
Fonte: Correio Braziliense, 08/09/2009, Mundo, p. 18

Presidente francês afina discurso e exalta liderança do ¿amigo¿

Após receber do colega brasileiro a promessa de que o pacote militar entre os dois países incluirá também os 36 caças Rafale, que concorrem com ofertas dos Estados Unidos e da Suécia, o presidente Nicolas Sarkozy mostrou um discurso ainda mais afinado com o de Lula em diversos temas da agenda global. Em coletiva no Palácio da Alvorada, o mandatário francês defendeu a inclusão do Brasil como membro permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas ¿ mesmo antes de a reforma da organização ser aprovada ¿, a revisão do direito de voto nas instituições financeiras multilaterais, como o Fundo Monetário Internacional (FMI), e até apoiou a candidatura do Rio a sediar a Olimpíada de 2016.

No papel, foram fechados outros acordos, além do extenso e vultoso pacote militar. Eles preveem, entre outras coisas, a criação de um centro de cooperação policial na fronteira do Amapá com a Guiana Francesa ¿ como complemento às obras para a construção de uma ponte ligando os territórios. Brasil e França também estabeleceram um mecanismo de consultas sobre questões migratórias (leia quadro).

¿A França considera justo que o Brasil tenha um assento permanente no Conselho de Segurança. E não tem que esperar a reforma acontecer: trata-se de uma questão de justiça e legitimidade para as Nações Unidas¿, disse Sarkozy, que também considerou ¿inconcebível¿, no século 21, não haver nenhum representante da África no conselho.

Segundo o presidente francês, é preciso também ampliar o G-8 para que inclua o Brasil. ¿Não podemos mais convidar o Brasil para um café da manhã no terceiro dia de reuniões¿, argumentou o presidente francês. ¿Se quisermos que o país tenha todo esse papel de defesa do meio ambiente, devemos conceder direitos, e não só deveres¿, completou.

Sarkozy, no entanto, não se limitou a destacar o papel do Brasil no cenário internacional, mas teceu elogios também ao anfitrião, um ¿amigo¿ de quem diz ter muito ¿orgulho¿. ¿O mundo tem a necessidade da liderança do presidente Lula¿, afirmou.

Cúpulas A sintonia ainda mais fina entre os dois governos será demonstrada nos próximos dois grandes encontros multilaterais do ano: a cúpula do G-20, que será realizada neste mês em Pittsburgh (EUA), e a Conferência da ONU sobre mudanças climáticas, prevista para dezembro em Copenhague (Dinamarca) ¿ para a qual Brasil e França levarão um comunicado conjunto.

Segundo Sarkozy, é preciso garantir que a reunião do G-20, que tem tudo para ser ¿decisiva¿ em alguns temas, não seja uma ¿cúpula para nada¿. Lula, por sua vez, afirmou que os dois países estão dispostos a trabalhar para reforçar o diálogo entre as economias industrializadas e emergentes. ¿Certamente, eu e Sarkozy vamos para a reunião para cobrar para que definitivamente cada país faça sua parte¿, declarou.

As conversas na área econômica também parecem andar bem. Nesta visita, Sarkozy e Lula consolidaram a criação de um Grupo de Trabalho Econômico e Comercial de Alto Nível, que terá sua primeira reunião hoje, em São Paulo, com a presença da ministra francesa da Economia, Christine Lagarde, e do ministro do Desenvolvimento, Miguel Jorge. A meta é aumentar os fluxos de investimentos bilaterais, que chegaram a quase US$ 9 bilhões em 2008, e ¿facilitar o intercâmbio de informações sobre oportunidades de negócios¿.

Diálogo sem fronteiras

O que mais ficou acertado entre Brasil e França

G-20 Como já ocorreu nas reuniões de Washington e Londres, os dois presidentes levarão à cúpula de Pittsburgh uma posição conjunta sobre o combate à crise econômica mundial e a reforma das instituições multilaterais.

Ajuda internacional Os dois governos vão instalar um banco de leite materno no Haiti e implantar um programa de assistência à agricultura em Moçambique.

Migração Definiu-se a criação de um mecanismo bilateral de consultas e troca de informações sobre o tema.

Fronteira Foi reafirmada a intenção de inaugurar até o fim de 2010 a ponte ligando o Oiapoque (AP) à Guiana Francesa e intensificar a cooperação na segurança fronteiriça.

Mudança climática Reúne-se hoje o grupo de trabalho bilateral que examina propostas conjuntas para a Conferência de Copenhague, onde será negociado o sucessor do Protocolo de Kyoto.

Amazônia Está em marcha um mecanismo bilateral de consultas sobre o desenvolvimento sustentável do bioma amazônico

Cooperação científica Os dois países intensificam os programas conjuntos de pesquisa nas áreas espacial e nuclear.