Título: Terminais podem puxar investimentos
Autor: Batista, Henrique Gomes; Rosa, Bruno
Fonte: O Globo, 12/02/2012, Economia, p. 44

Especialistas querem obras fora das unidades nos leilões

Marcos José Barbieri Ferreira, professor da Unicamp, está otimista. Segundo ele, a privatização é só uma parte na melhoria da infraestrutura:

- Um investimento puxa os outros ou por necessidade e oportunidade. Ou seja, as companhias aéreas, a prefeitura e o governo (com vias de acesso), assim como a indústria hoteleira, acabam fazendo mais investimentos.

O professor Francisco Anuatti Neto, da USP de Ribeirão Preto, diz que uma hipótese, para as próximas privatizações, seria pensar no entorno, como as vias de acesso e a criação de hotéis.

Governo quer reduzir burocracia no setor

- Se a ideia é tornar algo rentável, o passageiro tem que encontrar oportunidade dentro do aeroporto. Um exemplo é um hotel, que pode estar próximo. A empresa que administra o aeroporto pode fazer parcerias com as companhias aéreas para hospedar clientes - pontua.

O governo alega que está atento a isso e que diversas frentes para dar eficiência a todo o setor estão sendo tomadas, como o fim da entrega de formulários para a alfândega, e a eliminação de burocracias antiquadas, além de tentar melhorar as decisões nos tribunais com a criação da Autoridade Aeroportuária em cada terminal. (H.G.B. e B.R.)