Título: Roubo tira imagens de reportagem
Autor: Freire, Flávio
Fonte: O Globo, 12/02/2012, O País, p. 4

SÃO PAULO. Em meio à apuração da reportagem sobre prostituição masculina e atos criminosos na área do parque do Ibirapuera, um grupo de bandidos mostrou, na madrugada de sexta-feira, que a violência naquela região está mais presente do que se imagina. O fotógrafo do GLOBO Marcos Alves acabava de registrar imagens no local quando criminosos levaram a máquina fotográfica, lentes e o cartão de memória com o material produzido, o que explica o espaço em branco que ilustra essa reportagem.

Depois de cinco horas registrando a movimentação de garotos de programa no estacionamento, Alves foi surpreendido por homens que o seguiram quando deixava o local. Três homens em um Fiat Uno esperaram o fotógrafo terminar o trabalho para abordá-lo a 800 metros do local. Os bandidos fecharam o carro em que Alves estava e o renderam, usando revólveres.

Nervosos, dois homens (um terceiro fugiu no carro da quadrilha) entraram no carro de Alves e deram voltas pela região. Antes do assalto, guardas municipais disseram que esse tipo de crime tem sido frequente.

- Estava tranquilo quando saí do estacionamento. Se houvesse qualquer perigo, imaginei, seria enquanto estive lá dentro. Já estava pensando na edição das fotos quando os caras fecharam o meu carro e saíram apontando armas para minha cabeça - disse Alves.

O equipamento fotográfico estava no chão da parte traseira do carro. Assim que o ladrão viu o material, avisou ao comparsa e tomou a carteira e os aparelhos de telefone celular do fotógrafo. Depois, pediram para ele parar o carro na Avenida Indianópolis, outro ponto de prostituição em área nobre da capital. O fotógrafo, que registrou boletim de ocorrência, não foi ferido. Alves chegara ao Autorama às 21h30m. Do interior do carro, fez as fotos que ilustrariam esta página.