Título: Barbassa: o erro foi de digitação
Autor: Bôas, Bruno Villas
Fonte: O Globo, 16/02/2012, Economia, p. 27

Troca de linhas em nota explicativa não afetou resultado do balanço da Petrobras

A Petrobras comunicou na noite da última terça-feira à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) uma correção no balanço do quarto trimestre de 2011. O diretor Financeiro da Petrobras, Almir Barbassa, explicou que ocorreu uma falha de digitação no item que detalha as despesas da companhia no ano, mas afirmou que o erro não interferiu em nada nos resultados da estatal:

- Não foi trapalhada alguma (como alguns analistas classificaram o erro), trocou-se uma linha pela outra no detalhamento das despesas anuais, o que não alterou em nada o resultado.

Segundo o executivo, no balanço do quarto trimestre a companhia detalha os custos do ano em uma nota explicativa em cinco itens: custo da matéria-prima, de serviços, de mão de obra, participação governamental (pagamentos de impostos e taxas), e custos de depreciação de materiais.

O erro ocorreu na digitação quando se escreveu, no item de custos de serviços, os de matéria-prima, que são bem mais elevados. Na última terça-feira, durante conferência de Barbassa com analistas de mercados, um deles questionou o fato de os custos dos serviços serem mais elevados do que os da matéria-prima. Isso levou a Petrobras a descobrir o erro e efetuar a correção no início da noite de ontem.

A CVM, xerife dos mercados de capitais, informou em nota que "acompanha e analisa as informações divulgadas pelas companhias e não comenta casos específicos". Segundo a entidade, os formulários ITR (Informações Trimestrais) e DFP (Demonstrações Financeiras Padronizadas) podem ser reapresentados espontaneamente pelas companhias. Caso ocorra uma omissão da administração, a empresa pode sofrer uma "determinação de reapresentação ou republicação". "Lembramos que a CVM poderá apurar responsabilidades e aplicar penalidades nos casos em que conclua ter havido descumprimento da legislação que lhe incumbe fiscalizar", acrescentou a autarquia.

Na última terça-feira, em entrevista exclusiva ao GLOBO a nova presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, garantiu que Barbassa permanecerá na Diretoria Financeira. Segundo Graça Foster, apesar de ter sido indicado pelo ex-presidente José Sergio Gabrielli, Barbassa é de sua total confiança.

As ações da Petrobras caíram ontem, na contramão do mercado. Enquanto o Ibovespa, índice de referência da Bolsa, subiu 0,51%, os papéis ordinários (ON, com voto) da estatal recuaram 0,88%, a R$ 24,67, enquanto os preferenciais (PN, sem voto) perderam 0,47%, a R$ 23,10.Além do problema no balanço, pesou o mau resultado, anunciado na última quinta-feira.

- O pior segue sendo o resultado em si. O erro não alterou o resultado - disse o gestor de renda variável da Yield Capital, Hersz Ferman.