Título: Desonerações serão mantidas, garante ministro
Autor: Beck, Martha
Fonte: O Globo, 16/02/2012, Economia, p. 3
Apesar do corte, governo manterá incentivos para estimular crescimento
BRASÍLIA. Mesmo diante de um corte de R$ 55 bilhões no Orçamento, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou ontem que o governo continuará fazendo desonerações este ano. Segundo ele, a equipe econômica planeja conceder novos incentivos, todos já incluídos nas contas. Assim, não serão influenciados pelo corte anunciado.
Entre os benefícios está a ampliação do programa de desoneração da folha de pagamento das empresas, com foco na produção de manufaturados. Em 2011, a equipe econômica anunciou um alívio temporário sobre a folha de alguns setores, como software, confecções, couro e calçados. Ainda faz parte dos planos reduzir tributos para fomentar os investimentos em infraestrutura.
O novo sistema vigora até 2014 e representa uma renúncia fiscal de quase R$ 2 bilhões. A estratégia de conceder mais desonerações faz parte do esforço do governo federal de assegurar o crescimento do mercado interno no momento em que a economia mundial está desacelerando. A presidente Dilma Rousseff determinou à sua equipe que trabalhe para que o Produto Interno Bruto (PIB) cresça mais de 4% em 2012. Pelas estimativas da Fazenda, esse percentual deve chegar a 4,5%.