Título: Cai mais um diretor da cúpula do Dnocs
Autor: Camarotti, Gerson
Fonte: O Globo, 16/02/2012, O País, p. 4

Francisco Frota era remanescente do governo Lula

BRASÍLIA. O Diário Oficial da União publicou ontem pedido de exoneração do diretor de Desenvolvimento Tecnológico e Produção do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs), Francisco Rennys Aguiar Frota, último remanescente da equipe indicada pelo ex-presidente Lula no órgão. A exoneração de Frota, de acordo com o decreto de exoneração, foi a pedido. O Dnocs é ligado ao Ministério da Integração Nacional, comandando por Fernando Bezerra Coelho (PSB).

O diretor saiu depois do pedido de demissão do ex-diretor-geral Elias Fernandes, em janeiro, após O GLOBO ter revelado que havia suspeita de favorecimento em obras de Defesa Civil para o Rio Grande do Norte, estado do ex-diretor. De 47 convênios firmados pelo Dnocs para esse tipo de obra, 37 beneficiaram municípios do potiguares, segundo auditoria produzida pela Controladoria Geral da União (CGU). A demissão de Fernandes abriu uma crise nas relações entre o Palácio do Planalto e o líder do PMDB na Câmara , Henrique Eduardo Alves (RN).

A exoneração de Aguiar Frota ocorre depois de a presidente Dilma Rousseff ter anuncido a decisão de renovar as diretorias do Dnocs, da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf) e da Sudene. Antes da saída do diretor de Desenvolvimento Tecnológico, o governo demitiu o o diretor de Administração, Albert Gradvhol. Em 2011, o governo retirou do Dnocs a diretora de Recursos Hídricos, Cristina Peleteiro, indicada pelo ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB-BA).