Título: Chávez tem metástase, dizem médicos
Autor:
Fonte: O Globo, 17/02/2012, O Mundo, p. 34
Brasileiros que analisaram últimos exames do presidente revelam ao colunista Merval Pereira que câncer se alastra ao fígado
Ariana Cubillos/AP
CARACAS e RIO. As eleições presidenciais da Venezuela, marcadas para outubro, podem ser afetadas pela piora do estado de saúde de Hugo Chávez, que em junho do ano passado anunciou sofrer de câncer. Os últimos exames do presidente, analisados por médicos brasileiros, indicam que o câncer está em processo de metástase e já se alastra em direção ao fígado, segundo revelou o colunista Merval Pereira em seu blog no site do GLOBO. Este cenário deixaria pouca margem para a recuperação do presidente.
Desde que o câncer do presidente foi diagnosticado, poucas informações foram divulgadas pelo governo sobre a doença. Tanto que logo após ser eleito para concorrer contra Chávez nas eleições, o candidato presidencial Henrique Capriles Ra donsky pediu transparência sobre o assunto:
- Há uma dúvida na Venezuela. Quem dirá a verdade? Chávez precisa ser sincero com o país.
Em público, o presidente já afirmou sentir-se curado, mas a falta de um relatório médico oficial faz com que todo o país especule sobre a doença, especialmente agora que o pontapé inicial da campanha foi dado com a escolha de seu rival.
- Já ouvimos de médicos próximos aos cubanos que estão aqui cuidando de Chávez que ele está bem doente, sim, que o corpo dele está inchado, que ele cancela viagens e aparições públicas em cima da hora - afirmou o consultor político Carlos Romero. - Câncer na região pélvica, dizem médicos, é algo perigoso. A grande pergunta é se Chávez tem condições de enfrentar uma campanha.
Chávez nunca revelou o tipo de câncer do qual sofre e, segundo a imprensa local, privilegiou tratamento em Cuba para evitar o vazamento de informações.
No mês passado, o jornal espanhol "ABC" afirmou que ele teria entre nove e 12 meses de vida, baseado num relatório confidencial elaborado por gente próxima à equipe médica.
- A doença de Chávez é um mistério, tratada como segredo de um Estado totalitário nos moldes do cubano - diz Teodoro Petkoff, diretor do semanário "Tal Cual". - Capriles está certo em cobrar clareza. Dizem muita coisa, mas ninguém sabe na verdade sobre seu estado de saúde.
Recentemente, em artigo intitulado "A Grande mentira de Hugo Chávez e a grande apatia de Washington", Roger Noriega, secretário adjunto de Estado para assuntos do Hemisfério Ocidental no governo de George W. Bush e ex-embaixador dos EUA na OEA, disse que o câncer está se propagando mais rapidamente do que o esperado, e poderia causar a sua morte antes mesmo das eleições presidenciais.
Mas Chávez continua em campanha, e ontem prometeu "pulverizar" Capriles - a quem chamou de porco.
- Você tem rabo de porco, orelha de porco e ronca como porco. Você é um porco - afirmou Chávez.