Título: Bolsas caem na Europa apesar de socorro
Autor:
Fonte: O Globo, 22/02/2012, Economia, p. 19
Investidores temem futuro econômico do país e embolsam seus lucros
PARIS e NOVA YORK. Os mercados de ações europeus fecharam ontem em queda, com investidores preocupados sobre o futuro econômico da Grécia, mesmo após a aprovação do segundo pacote de socorro ao país, de 130 bilhões. Em um dia de poucos negócios, os principais índices recuaram nas Bolsas de Londres (0,29%), Paris (0,21%) e Frankfurt (0,58%). Os agentes aproveitaram o clima de incertezas para embolsar os ganhos com os papéis, que registraram na segunda-feira os maiores patamares de preços em sete meses.
O euro terminou praticamente estável em relação ao dólar, após avançar 0,80% na abertura dos mercados.
Segundo analistas, a aprovação do pacote, embora muito aguardada, não foi suficiente para dissipar incertezas sobre os desafios que o país tem pela frente. Um relatório do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Central Europeu (BCE), divulgado pela Reuters na segunda-feira, mostrou que a Grécia pode ter dificuldades para cumprir a meta de reduzir a dívida dos atuais 160% para 120% do Produto Interno Bruto (PIB) até 2020.
- Conseguimos evitar o iceberg. Mas nós ainda não saímos do campo de gelo. Não há perspectivas de crescimento (para a Grécia) - disse Justin Urquhart Stewart, diretor da Seven Investment Management.
Em Wall Street, o Dow Jones fechou em leve alta de 0,12%, após operar acima de 13 mil pontos pela primeira vez em quatro anos. Já o Nasdaq recuou 0,11%. Os ganhos não foram maiores porque o barril de petróleo em Nova York saltou US$ 2,26, para US$ 105,50, após o Irã decidir cortar exportações do produto para a França e Alemanha, gerando preocupações sobre o custo de se mover a economia do país.
- Ficou mais claro que os EUA estão se recuperando, e as pessoas reduziram suas preocupações sobre Europa e focaram mais na s perspectivas dos EUA - disse Rick Meckler, presidente da LibertyView Capital Management, de Nova Jersey.