Título: Confiança da indústria volta a subir
Autor: Pierry, Flávia
Fonte: O Globo, 18/02/2012, Economia, p. 22

Índice da CNI registra este mês segunda alta consecutiva, para 58,2 pontos

BRASÍLIA. Após longo período de pessimismo, a confiança dos empresários da indústria voltou a crescer em fevereiro, pelo segundo mês consecutivo. O Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei), divulgado ontem pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), subiu 0,9 ponto em relação a janeiro, somando 58,2 pontos, patamar que indica otimismo em relação ao futuro das empresas. Mas, apesar da retomada da confiança do empresariado, esse otimismo ainda não alcançou o patamar registrado em fevereiro do ano passado. Na comparação com aquele período, o índice recuou 3,4 pontos este mês.

Na visão do economista Marcelo Azevedo, da CNI, os resultados de janeiro e fevereiro indicam uma tendência de que o otimismo continuará em alta nos próximos meses.

- O crescimento, tanto em fevereiro quanto em janeiro (que havia registrado 2,3 pontos sobre dezembro), sinaliza essa tendência - disse Azevedo, ressaltando, no entanto, que, nos primeiros meses do ano, os índices de confiança costumam ser mais elevados em relação aos demais.

A maior influência no aumento do otimismo dos empresários decorre da percepção positiva em relação às expectativas para as condições de sua empresa, componente do índice que marcou 64,6 pontos em fevereiro, uma elevação de 0,6 ponto frente a janeiro. Por outro lado, a percepção desses empresários sobre as condições atuais da economia brasileira é o componente do índice com pior avaliação. Este ficou em 47,6 pontos, abaixo da linha dos 50 pontos, o que indica pessimismo.

Todos os segmentos da indústria registraram aumento no otimismo em fevereiro na comparação a janeiro, apontou a pesquisa. A indústria extrativa teve o maior crescimento, de 2,6 pontos, em fevereiro, enquanto a indústria de transformação teve o menor aumento na comparação mensal: 0,8 ponto. Na construção civil, o indicador teve alta de 1,7 ponto no período.

Quanto ao porte das empresas, o otimismo se dissemina de forma parecida entre os empresários. Porém, estão mais positivos os executivos de pequenas empresas, cujo índice ficou em 58,5 pontos em fevereiro, 0,3 ponto acima da média de toda a indústria. Por região, estão mais otimistas os empresários do Nordeste, com o índice marcando 61,7 pontos. A menor confiança foi registrada na Região Sul, com 57,5 pontos.

De acordo com a entidade, a pesquisa foi calculada com base em entrevistas feitas com 2.192 empresas, entre 1 e 14 de fevereiro. Destas, 773 eram de pequeno porte, 852, médias, e 567, de grande porte.