Título: Pré-candidatos: prévias estão mantidas
Autor: Oliveira, Germano
Fonte: O Globo, 18/02/2012, O País, p. 10

Tucanos negam desistência da disputa

SÃO PAULO. Com as prévias ameaçadas, os quatro pré-candidatos a prefeito pelo PSDB em São Paulo fizeram ontem um encontro para reafirmar suas postulações. Eles negaram a existência de negociação para que desistam da disputa. A reunião também teve o objetivo de demonstrar a unidade do grupo.

- A tese (sobre a desistência dos tucanos das prévias) é absurda - reagiu o secretário do Meio Ambiente, Bruno Covas, um dos pré-candidatos.

O secretário de Cultura, Andrea Matarazzo, classificou as especulações de ofensivas.

- Não há negociação em torno do meu nome como estão dizendo. É ofensivo para nós que falem isso - afirmou Matarazzo.

Matarazzo e Bruno são apontados como os mais propensos a aceitar um acordo para abandonar a disputa, se o ex-governador José Serra aceitar se candidatar a prefeito. Líderes do PSDB dizem acreditar que a dificuldade maior está em convencer o secretário de Energia, José Aníbal, e o deputado Ricardo Trípoli a abandonarem a disputa.

- Nunca nós quatro ouvimos do Serra, do (governador Geraldo) Alckmin, do (ex-presidente) Fernando Henrique Cardoso, (presidente do PSDB) do Sérgio Guerra, (dirigente municipal do PSDB), do Julio Semeghini (dirigente estadual) e do Pedro Tobias o que temos lido nos jornais. Essas especulações transitam num campo que é desconhecido por todos nós. Portanto, reafirmamos que as prévias vão acontecer - disse Trípoli.

Aníbal participou do encontro, mas não deu entrevista.

As prévias tucanas estão marcadas para 4 de março. Nas últimas semanas, Alckmin fez chegar a Serra apelos para que se candidate. A avaliação é que os nomes à disposição se mostram com pouco potencial eleitoral. Por sua vez, a aproximação do PSD, partido do prefeito Gilberto Kassab, com o PT, do pré-candidato Fernando Haddad teria feito Serra repensar a posição de não entrar na disputa, já que o PSD é uma legenda estratégica para ele em 2014.

Os tucanos ligados a Alckmin gostariam de uma resposta de Serra antes das prévias para que tenham tempo de construir uma saída política para o cancelamento das primárias.