Título: Brasil está bem, mas precisa melhorar, diz OCDE
Autor:
Fonte: O Globo, 25/02/2012, Economia, p. 25

Estudo aponta necessidade de reformas

CIDADE DO MÉXICO. A Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) apresentou o estudo "Aposta no crescimento", com as perspectivas para os 34 países que compõem a organização, além do Bric. O cenário para o Brasil é otimista frente ao das economias ricas, hoje em crise, mas o relatório afirma que o país deve investir em mais reformas para não ver seu crescimento se estagnar.

- O Brasil tem melhorado nos últimos anos. Está com uma economia mais estável e forte, a taxa de desemprego caiu, e até a de informalidade, que é alta, está diminuindo. Mas ainda há muito trabalho a ser feito - disse ao GLOBO Romain Duval, editor responsável pelo estudo. - Existe um ponto de convergência em que um país avança de economia emergente a desenvolvida. Muitos falharam nesse caminho, como Tailândia, Filipinas e até o México. O Brasil tem um cenário otimista, mas necessita de mais reformas e competitividade, bem como diminuir seu custo de capital, que ainda é alto.

O relatório sugere que o Brasil deve melhorar a qualidade da educação em todos os níveis. Foram observados avanços na educação básica, mas falta reforçar a atenção às universidades - a porcentagem de pessoas que concluem o nível superior no país aumentou até 2009, mas ainda está abaixo da média dos países da OCDE.

A organização também recomenda que o Brasil melhore a infraestrutura e a eficiência dos mercados financeiros. Outras necessidades são a redução da informalidade no mercado de trabalho e uma reforma tributária. (Elisa Martins)