Título: Antes desprezado, Kassab agora é disputado por forças antagônicas
Autor: Amorim, Silvia; Roxo, Sérgio
Fonte: O Globo, 26/02/2012, O País, p. 16b

Prefeito de São Paulo garante apoio a Serra, enquanto flerta com Dilma e Lula

SÃO PAULO. De rejeitado por José Serra a um dos políticos de sua maior confiança. De adversário dos petistas a aliado de todas as horas. A capacidade de Gilberto Kassab de ganhar a confiança de políticos de diferentes tendências é uma habilidade reconhecida por aliados e rivais do prefeito paulistano. Mas não foi sempre assim. O dono do PSD já teve que amargar o desdém de todos os lados.

Por Serra, foi ignorado solenemente em reuniões de gabinete. Pelos petistas, teve a trajetória política e moral atacada em horário eleitoral gratuito. Mesmo assim, Kassab virou o jogo com um perfil de articulador politico pouco comum nos dias de hoje e, em apenas dez meses, criou um partido que se tornou alvo de disputa das maiores forças políticas do país.

Hoje, Kassab condecora a presidente Dilma Rousseff, flerta com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e, numa reviravolta, está prestes a apadrinhar uma eventual campanha de Serra como seu sucessor. Para o político que iniciou carreira na administração pública na gestão de Celso Pitta, recheada de escândalos por corrupção, Kassab só não consegue o mesmo desempenho como gestor. Ele é o prefeito com o menor índice de aprovação na história de São Paulo.