Título: Esperança em meio às cinzas
Autor: Oswald, Vivian; Leali, Francisco
Fonte: O Globo, 27/02/2012, O País, p. 9
Estrutura que sobreviveu ao incêndio poderá ser usada no próximo verão antártico
A informação de que parte dos laboratórios e da estrutura da Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF) escaparam intactas do incêndio na madrugada do último sábado foi recebida com um misto de otimismo e cautela por cientistas brasileiros envolvidos em pesquisas na região. Segundo Yocie Yoneshigue Valentin, coordenadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Antártico de Pesquisas Ambientais (INCT-APA), mesmo com a falta de conforto, os refúgios poderiam receber alguns pesquisadores já a partir da próxima temporada de trabalho no verão antártico, que começa em dezembro e vai até março de 2013, principalmente os envolvidos em estudos que utilizam os laboratórios sobreviventes.
- Vamos ter que limitar a ida dos pesquisadores, o que vai cercear um pouco os estudos, mas é importante continuar a tocar o barco -diz. - O laboratório de química poderá ser usado por algumas pessoas, mas ainda não é possível dizer o que será possível fazer apenas com a estrutura que se salvou.
Jefferson Cardia Simões, diretor do Centro Polar e Climático da UFRGS e um dos veteranos do Programa Antártico Brasileiro, também acredita que alguns estudos poderão ser retomados "praticamente de imediato" no próximo verão antártico.
- Mesmo de maneira limitada, algum trabalho vai poder retomado já no ano que vem, mas isso vai depender do tipo de pesquisa realizada, como as que envolvam apenas a coleta direta de dados, sem a necessidade de preparação de amostras. Já as que precisam de laboratórios para estudar organismos ou de uma infraestrutura mínima vão demorar um pouco mais.