Título: Bancos lideram queixa dos investidores à CVM
Autor: Neder, Vinicius
Fonte: O Globo, 28/02/2012, Economia, p. 21

Operações com ações e fundos de investimentos foram as mais reclamadas de 2011

Os bancos lideraram o ranking de reclamações dos investidores à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) no ano passado. As instituições que mais sofreram processos na autarquia por causa de queixas dos clientes foram os conglomerados Bradesco (80), Banco do Brasil (64), Itaú Unibanco (63) e Santander (34), segundo boletim divulgado ontem pela xerife do mercado. Mas as corretoras não escaparam, com XP (45 processos), TOV (28) e Gradual (25) também no topo da lista.

Os investidores reclamaram principalmente de operações com ações, motivo de 361 processo na CVM em2011. É o caso de ordens de compra e venda não cumpridas, por exemplo. Em seguida aparecem 149 reclamações sobre fundos de investimentos, a maior parte relativa a dificuldades para resgatar dinheiro do Fundo 157 (criado na década de 60 e que tem recursos esquecidos por cotistas). Foram ainda 73 reclamações de investidores sobre a dificuldade de obter informações sobre suas posições acionárias.

No total, as manifestações do público à xerife do mercado - o que inclui não apenas queixas, mas também dúvidas - somaram 30.879 no ano passado. O volume representa uma queda de 36% em relação aos 48.037 atendimentos de 2010.

Segundo José Alexandre Vasco, superintendente de Proteção e Orientação aos Investidores da CVM, uma possível razão para a queda é o menor volume de operações no mercado, como Ofertas Pública Iniciais (IPOs, na sigla em inglês) e distribuições primárias de ações.

- Menos operações significa menos litígios e disputas. Não houve problema de acesso aos nossos meios de contato com o público. Houve, na verdade, uma demanda bem menor por consultas e reclamações - explica Vasco.

Em nota, o Bradesco e o Santander afirmaram que investem constantemente no aprimoramento de processos para atendimento aos clientes e investidores. O Banco do Brasil disse que todas as reclamações "foram devidamente esclarecidas para a CVM". A Gradual afirmou que faz "uma análise crítica rigorosa de todas as reclamações" para "rever processos internos". A XP disse que desenvolveu uma área de qualidade para resolver questões do cliente e realiza treinamentos periódicos de sua base de agentes de investimentos.