Título: PT e PSD serão aliados em outros municípios
Autor: Ribeiro, Marcelle
Fonte: O Globo, 28/02/2012, O País, p. 10
Rui Falcão diz que existe garantia de apoio em sete cidades, apesar de parceria em SP ser com tucanos
SÃO PAULO. O presidente nacional do PT, Rui Falcão, disse ontem que a aliança do PSD do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, com o ex-prefeito José Serra (PSDB) na capital paulista não deve afetar as conversas do partido de Kassab com petistas de outras cidades e estados. Segundo Falcão, o PT conta com o apoio do PSD em sete municípios, e a aliança pode acontecer também em outros sete - ele não citou o nome das cidades.
- O PSD já vem dialogando conosco em vários estados, independentemente da capital paulista. Tem (conversas) no ABC, em Osasco e em outros estados. O PSD está se estruturando e se definindo, e isso não significa que não possa aumentar (o número de alianças).
Rui Falcão afirmou que não se surpreendeu com o anúncio do tucano José Serra de se candidatar à prefeitura de São Paulo, pois "já parecia que ele seria candidato", e afirmou que o PT está em contato com partidos da base para ampliar as alianças.
- O PT continuará a fazer o que vinha fazendo. Estamos compondo um esboço de programa de governo e nosso candidato já está indo visitar os bairros. Já estávamos contatando partidos da base aliada, e esses contatos prosseguem, principalmente com PSB e PRB. Mas também vamos dialogar com PCdoB e PMDB, que têm candidatos.
Perguntado se a entrada de Serra vai tornar a disputa mais difícil, ele disse que não sabe avaliar, mas citou um ponto fraco do adversário:
- Temos que ver como ficará a campanha, e o nível de rejeição - afirmou Rui Falcão, referindo-se ao fato de Serra apresentar o maior índice de desaprovação na corrida pela prefeitura.
Questionado se, com o apoio de Kassab a Serra, o PT intensificará as críticas à atual administração, ele afirmou que o partido já vinha apontando problemas da cidade. E disse que as eleições na capital paulista sempre têm um viés nacional.
Rui Falcão deu as declarações após um encontro com a Comissão Eleitoral do partido, que, segundo ele, já tem candidato próprio definido em 68 das cidades com mais de 150 mil eleitores, e apoiará aliados em outras dez. Em outros 18 grandes municípios, o PT terá candidato à prefeitura, mas ainda não sabe quem será. E em 22 cidades, a legenda discute se fará alianças ou se terá candidato próprio. PCdoB, PSB e PDT são os partidos que mais fecharam acordos para apoiar o PT nestas eleições.
Assim como Rui Falcão, o pré-candidato do PT à prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, também afirmou ontem que "já esperava" pelo anúncio da pré-candidatura de José Serra:
- Sempre achamos que a maior possibilidade era dele entrar na disputa. Neste século, é a quinta eleição que ele disputa.
Haddad falou ainda sobre Kassab, que flertou com o PT, mas voltou atrás após o anúncio de Serra. Segundo ele, a mudança o deixou mais "tranquilo".
- Não via com conforto uma aliança com a atual administração - afirmou ele, após visita ao terminal de Nova Cachoeira, na Zona Norte de São Paulo.