Título: Regras no turismo de aventura
Autor: Verdini, Liana
Fonte: Correio Braziliense, 10/09/2009, Economia, p. 16

Mundo criará regras com o objetivo de melhorar o setor. Brasil será um dos líderes porque é o mais avançado

Cavalgada: Brasil quer atrair mais turistas internacionais que têm cultura da vida ao ar livre e valorizam as diferenças do meio ambiente

O Brasil está despontando no segmento de turismo de aventura. Tanto que o país acaba de ser escolhido para liderar, em parceria com a Inglaterra, o grupo de trabalho encarregado de elaborar um conjunto de normas técnicas para esse tipo de atividade. Em outubro, os integrantes se reúnem pela primeira vez em Quebec, no Canadá, para dar o pontapé inicial nas deliberações. Não é só. Em abril do próximo ano, o Brasil sediará pela primeira vez a reunião plenária do comitê técnico de turismo (TC 228) da ISO ¿ International Organization for Standardization. O encontro será em Manaus.

¿O esforço que o Brasil está fazendo para desenvolver esse setor, inclusive com a elaboração de 24 normas técnicas por parte da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) está sendo reconhecido. Nossas normas certamente servirão de base e inspiração para as reflexões do grupo de trabalho da ISO¿, avaliou Jean-Claude Razel, presidente da Associação Brasileira de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta).

É nesse ambiente que acontece o maior encontro do segmento de toda a América Latina, o Abeta Summit 2009. Em São Paulo, entre hoje e domingo, cerca de 800 pessoas, muitas de outros países, estarão reunidas para promover a comercialização de produtos e destinos, fechar parcerias e difundir conhecimento por meio das palestras nos congressos técnicos. Além de tudo isso, foram montados 14 roteiros para que os profissionais do setor conheçam destinos no Brasil que possam interessar a seus clientes. Lugares como Salvador e Chapada Diamantina, Amazônia, Pantanal, Lençóis Maranhenses e Fernando de Noronha serão visitados por operadores de turismo de diversas partes do mundo.

¿O turismo no mundo e no Brasil se desenvolveu muito nos últimos anos¿, contou Jeanine Pires, presidenta da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo). ¿As pessoas aumentaram a frequência com que viajam. E o mercado tem buscado desenvolver nichos e novas formas de tratar o lazer e o turismo, o que tem impulsionado o ecoturismo e o turismo de aventura¿. Justamente um dos cinco segmentos que estão sendo trabalhados pelas autoridades brasileiras para atrair mais pessoas.

Jeanine disse que a Organização Mundial de Turismo estimou em 42 milhões o número de pessoas que viajaram em 2006 para fazer ecoturismo, ou seja, se deslocaram em viagens internacionais para ter contato com a natureza, de um total de 900 milhões de turistas em todo o mundo. ¿É um contingente expressivo que tende a aumentar nos próximos anos¿, afirmou. Em outro levantamento, a Embratur constatou que dos turistas que estiveram no Brasil a lazer em 2007, 21% disseram ter escolhido o destino por causa da natureza, do ecoturismo e da aventura.

Conservação

¿Neste país, temos 600 unidades de conservação, que podem ter uso sustentável para contemplação, observação e prática do turismo de aventura. Temos destinos consagrados, como Pantanal e Amazônia. E temos ainda 62 parques nacionais¿, disse a presidenta da Embratur. Para apresentar todos estes destinos, 172 agências estão implantando os processos de segurança baseados nas normas da ABNT. ¿Temos então um turismo seguro e em processo de certificação.¿

¿Queremos que o Brasil entre de vez no roteiro dos turistas que têm cultura da vida ao ar livre, como os anglo-saxões e europeus¿, contou o presidente da Abeta. Só no ano passado, este segmento movimentou pouco mais de R$ 490 milhões, atendendo a cerca de 2,6 mil clientes. Na alta temporada, estiveram trabalhando com o turismo de aventura mais de 28 mil pessoas. O objetivo agora é atrair mais turistas dos Estados Unidos, Inglaterra, Nova Zelândia, Austrália, França, Alemanha, Suíça e Itália, principalmente. ¿Estes já estão acostumados a ter contato com a natureza¿, disse.

Para isso, as agências estão se aprimorando. Há dois anos foi lançado o programa ¿Aventura Segura¿, iniciativa do Ministério do Turismo em parceria com o Sebrae, para qualificar os profissionais do setor e aumentar a qualidade do produto oferecido aos turistas. O resultado, conta Razel, é que cada vez mais famílias inteiras procuram as agências para fazer o turismo de aventura. ¿Este segmento oferece atividades para todos os gostos e perfis de cliente. Desde aquele que preferem algo mais contemplativo até aqueles que querem sensações mais fortes. Hoje, há uma adequação maior entre a oferta e a demanda.¿

Cerca de 80% do programa ¿Aventura Segura¿ já foram concluídos. Ao fim, as agências que desejarem poderão se habilitar à certificação da ABNT-Inmetro. É quando os clientes poderão ter certeza da excelência do serviço ofertado da segurança envolvida nas atividades. Tudo para que esse setor deslanche de vez.