Título: Trem-bala não deve ficar pronto
Autor: Mendes, Karla
Fonte: Correio Braziliense, 10/09/2009, Economia, p. 17

Copa do Mundo corre risco de ficar sem novo meio de transporte, segundo avaliação do ministro desse setor, Alfredo Nascimento

Ministro Nascimento: maioria das obras do PAC está dentro do esperado

A despeito da eclosão da crise mundial, que abalou várias economias do planeta, o Brasil não brecou os investimentos em transportes. ¿O país teve a coragem de aumentar os investimentos¿, ressaltou o ministro dos Transportes, Alfredo Pereira do Nascimento, durante o Encontro de Transporte e Inovação: a Experiência Francesa, realizado ontem, em Brasília. A iniciativa brasileira tem uma justificativa: o péssimo estado das condições de transporte no país, sobretudo das estradas brasileiras nas diversas regiões, que são alvos de constantes reclamações dos usuários e também de muitos acidentes.

Prova disso é que 1.461 quilômetros de rodovias estão sendo duplicados, 2.852 quilômetros estão em estágio de construção e pavimentação e 50.734 estão em manutenção e restauração. O ministro citou também a construção da ponte sobre o Rio Oiapoque, ligando o Brasil e a Guiana Francesa; a conclusão, no próximo ano, das eclusas de Tucuruí, no Rio Tocantins, no estado do Pará; e a construção de 2,8 mil quilômetros de novas linhas ferroviárias ¿ além de outros 2 mil quilômetros em novos projetos. As obras fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Alfredo Nascimento garante que o setor está com um bom desempenho dentro do cronograma previsto, pois há poucas obras com problemas de execução. ¿O setor está bem. Na nossa avaliação, nosso desempenho é bom. Na semana passada, tivemos uma reunião com o presidente Lula, onde discutimos 33 obras rodoviárias e três ferroviárias que, por algum motivo tinham problemas.

Copa 2014

O trem-bala não vai estar pronto para a Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil. Nascimento acredita que o trecho entre Campinas e São Paulo, ligando dois dos principais aeroportos, esteja concluído até o ano que vem, mas a conexão entre a capital paulista e o Rio de Janeiro, só deve virar realidade em 2015.

O site da Copa do Mundo (www.copa2014.org.br) prevê que todo o trecho deve ficar pronto. O ministro não pensa assim: ¿É provável que só parte esteja concluída porque a previsão é de cinco anos. Pode ter um trecho entre São Paulo e outras cidades do Rio, sem ser a capital, mas o projeto é que vai definir isso¿, ponderou. A divulgação do edital ocorrerá até o fim do ano.

No balanço do PAC do primeiro quadrimestre de 2009, as obras concluídas representaram 11% do total. Das ações previstas, 79% cumpriram o cronograma, 8% estavam em estado de alerta e 2% foram classificadas como preocupantes. Dos empreendimentos em execução na época, o balanço considerou que 86% estavam sendo desenvolvidas em ritmo adequado.

AZUL QUER COMPRAR » A Azul, terceira maior companhia aérea do país, vê chance de se aproveitar de recuo em encomendas de aviões dos Estados Unidos e da Europa para ocupar espaços adicionais na fila de produção da Embraer em 2010, afirmou o presidente executivo da empresa, Pedro Janot. A Azul, que começou a operar em dezembro passado, está voando com 12 aeronaves Embraer. Pelo cronograma oficial de frota, terá um total de 14 jatos até o fim de 2009. Para 2010, a previsão da empresa é de chegar a 21 aeronaves. Mas, diante de uma ocupação de seus aviões de 76% no primeiro semestre, acima das líderes TAM e Gol, que operam jatos de maior porte da Airbus e Boeing, a Azul vislumbra a chance de reforçar ainda mais sua frota no próximo ano, se aproveitando de desistências de companhias estrangeiras que estão cortando capacidade. ¿Acelerar uma linha de produção (de aviões) nunca é fácil... O que tem é oportunidade de companhias europeias e norte-americanas cederem posições na linha da Embraer¿, afirmou Janot.