Título: Médico alerta sobre tumor de Chávez
Autor:
Fonte: O Globo, 03/03/2012, O Mundo, p. 34
Especialista diz que câncer do presidente está em estado avançado e não tem cura
Reuters
CARACAS. O quadro de saúde de Hugo Chávez é desalentador. Essa é a avaliação do médico venezuelano José Rafael Marquina, um dos poucos que se dispuseram a falar publicamente sobre a situação do presidente. Ele afirma que a lesão localizada no mesmo local onde o presidente já havia se tratado de câncer é na verdade um tumor maligno. Pneumologista e especialista em medicina do sono, Marquina concedeu entrevistas ao "El Nuevo Herald" e ao "ABC", nas quais defende que o câncer está em estado avançado, é incurável e que o presidente tem apenas mais um ano de vida. O professor da Nova Southeastern University, na Flórida, que se define como anticomunista, disse ter tido acesso a informações confidenciais sobre o quadro de Chávez.
- Os agentes quimioterapêuticos que poderiam ser dados a ele são experimentais e somente podem aumentar a expectativa de vida, mas o câncer não será curado. Chávez teria uma expectativa de vida de seis a oito meses, e até de um ano, com tratamento adequado - disse.
De acordo com Marquina, o câncer se espalhou para diversos órgãos, entre eles o fígado. Segundo o médico, Chávez passou por uma cirurgia simples em Cuba, que consistiu apenas em uma limpeza cirúrgica do tumor.
Em sua conta no Twitter, o médico disse que Chávez deve receber quimioterapia para aumentar sua expectativa de vida.
A despeito dos prognósticos negativos, Chávez assegurou ontem, de Havana, em telefonema à TV estatal que continua em recuperação. Até agora, não foram divulgadas imagens do presidente no hospital. A escolha do presidente de se tratar em Cuba, com o apoio dos irmãos Castro, tem sido fundamental para preservar o sigilo sobre sua operação. Ainda assim, Chávez tem feito telefonemas e comentários em redes sociais sobre sua saúde.
- Estou começando a levantar voo de novo e estarei com vocês de novo. Todos os dias, meses e anos que me restem de vida, levantando a pátria do futuro - disse, acrescentando que está fazendo uma dieta de recuperação, composta de arroz, bife, suco de mamão e chá de camomila, antes de iniciar sua caminhada vespertina. - Não posso atrasar um minuto meu tratamento.
O ministro da Comunicação, Andrés Izarra, acusou a oposição de criar rumores e divulgou fotos que mostram o presidente caminhando no hospital e em um encontro com Fidel Castro.
Ministro chama opositor de fascista e agressor do povo
Um dos principais aliados de Chávez, o ministro do Petróleo, Rafael Ramírez, elevou o tom de críticas ao candidato da oposição, Henrique Capriles. Segundo ele, as eleições de 7 de outubro representam o confronto entre ricos e pobres. O ministro qualificou o opositor como representante do imperialismo, da burguesia e da extrema-direita, além de chamá-lo de fascista e agressor do povo. Em um discurso a funcionários do setor petrolífero, disse que Capriles pretende reestrutura a estatal PDVSA.
Em campanha, Capriles comentou as declarações de Chávez sobre sua recuperação.
- Nós nos contentamos com essa informação, mas se eu fosse presidente, meu estado de saúde, minha vida seria de conhecimento público porque isso dá tranquilidade - resumiu.