Título: BC volta a atuar e dólar sobe 1,17%
Autor: Neder, Vinicius
Fonte: O Globo, 03/03/2012, Economia, p. 26

Divisa caiu no mundo todo, ajudando tarefa de segurar o câmbio

O Banco Central (BC) voltou a entrar no mercado de câmbio ontem e o dólar comercial subiu 1,17%, para R$ 1,732, fechando a semana com alta de 1,46%. Foi apenas a segunda alta semanal do ano. Segundo analistas, mesmo com as intervenções e as medidas adotadas pelo governo, a tarefa de conter a queda do dólar ontem teve ajuda do mercado internacional, com a divisa subindo perante a maioria das moedas.

- As medidas têm algum efeito, mas não bastam para inverter a tendência do dólar - diz José Carlos Amado, operador de câmbio da corretora Renascença, para quem as compras da autoridade monetária servem mais para conter a velocidade da queda.

Ontem, o BC fez dois leilões de compra de dólar à vista. A corretora BGC/Liquidez estimou o total comprado em US$ 830 milhões. Já as medidas do governo, como a restrição aos pagamentos de adiantamento de exportações, segundo analistas, têm, principalmente, o efeito de sinalizar preocupação.

- O mercado mal digeriu a primeira medida e veio a segunda. Quem está apostando em alguma tendência fica com receio de esperar por uma terceira - resume o diretor da corretora Renova, Carlos Alberto Abdalla.

Lá fora, o dia foi de menos otimismo. Sem indicadores econômicos importantes, os mercados dos EUA tiveram baixa nos índices Dow Jones (0,02%), S&P 500 (0,32%) e Nasdaq (0,43%). Na Europa, a Bolsa de Frankfurt caiu 0,29% e Londres recuou 0,34%, enquanto Paris subiu 0,04%.

A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) ficou na contramão, com o Ibovespa, seu índice de referência, avançando 1,45%, a 67.781 pontos. No ano, o indicador já acumula alta de 19,43%. Segundo analistas, a perspectiva de juros mais baixos esteve por trás da alta. O setor de construção foi destaque. As ações ordinárias (ON, com voto) da Rossi subiram 6,98%. Petrobras PN (preferencial, sem voto) subiu 1,69%, enquanto Vale PNA teve alta de 0,81%.