Título: Com pneumonia, Lula volta a se internar
Autor: Ribeiro, Marcelle
Fonte: O Globo, 05/03/2012, O País, p. 5

Ex-presidente deu entrada em hospital com febre baixa; equipe médica informou que ainda não há previsão de alta

SÃO PAULO. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi internado na tarde de ontem no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde faz tratamento contra o câncer de laringe descoberto em outubro. Segundo boletim médico divulgado às 16h30m pelo hospital, o ex-presidente deu entrada com febre baixa. Ele foi avaliado por médicos, que constataram infecção de leve intensidade no pulmão. A equipe médica iniciou o tratamento com aplicação endovenosa de antibióticos. De acordo com o infectologista David Uip, integrante da equipe médica que atende Lula, o ex-presidente está com pneumonia.

Segundo a assessoria do Sírio-Libanês, o presidente dormiria no hospital de ontem para hoje. "O paciente deverá permanecer em tratamento no hospital nos próximos dias", diz o boletim médico. Ainda não se sabe quando Lula deverá ter alta. Ele é tratado por equipe composta pelos médicos Roberto Kalil Filho, Paulo Hoff, Artur Katz e David Uip.

Segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica, Anderson Silvestrini - que não atende Lula -, complicações como a que o ex-presidente teve ontem são normais em pacientes como ele.

- A radioterapia nessa região provoca diminuição da saliva. A pessoa fica com a saliva mais grossa, pode engasgar, e a secreção pode ter ido para o pulmão. Além disso, a imunidade do paciente fica mais baixa - disse Silvestrini.

De acordo com o oncologista, como a fase final do tratamento é muito agressiva, o paciente pode continuar sofrendo com os efeitos da radioterapia até dois meses após o término das sessões.

- Até o segundo mês após o término do radioterapia, o paciente ainda pode ter intercorrências, pois fica muito debilitado, porque não consegue ingerir alimentos adequadamente, podendo ficar desnutrido. Além disso, o próprio tratamento diminui a imunidade.

Segundo Silvestrini, normalmente, os cabelos do paciente voltam a crescer um mês após o fim da radioterapia. Ele afirma que, nessa fase final do tratamento, repouso é fundamental.

De acordo com a assessoria de Lula, até voltar a ser internado, o ex-presidente esperava se reunir com a equipe do Instituto Lula na semana que vem. Até sexta-feira, segundo a assessoria do ex-presidente, ele estava bem e vinha fazendo fonoterapia e fisioterapia em casa. O estado de saúde de Lula vinha sendo monitorado por visitas de médicos à casa dele e por telefone.

O ex-presidente concluiu a última sessão de radioterapia no dia 17 de fevereiro, no Hospital Sírio-Libanês, e no mesmo dia teve alta, após ficar uma semana internado. Na ocasião, ele sentiu os efeitos do tratamento: fadiga, tosse e dores na garganta. Os médicos detectaram uma inflamação na mucosa da laringe, que foi medicada. A radioterapia também provocou, ao longo do tratamento, dificuldade de engolir e rouquidão no ex-presidente da República.

Devido ao seu estado de saúde, Lula seguiu as recomendações médicas e não foi ao desfile da escola de samba paulista Gaviões da Fiel, que fez um enredo em homenagem a ele. (Com G1)