Título: Filha de Garotinho vai com filho de Cesar
Autor: Castro, Juliana; Remígio, Marcelo
Fonte: O Globo, 06/03/2012, O País, p. 4

Aliança entre PR e DEM para prefeitura do Rio será oficializada na quinta-feira

O deputado federal Rodrigo Maia (DEM) e a deputada estadual Clarissa Garotinho (PR) formalizam na quinta-feira chapa que disputará a prefeitura do Rio. As negociações que definiram os dois nomes levaram quatro meses para se concretizar e dependiam da confirmação de Clarissa. Os dois começam esta semana uma intensa programação conjunta de visitas a lideranças comunitárias nos bairros, com a meta de popularizar a união. PR e DEM já iniciaram a preparação do programa de governo e a definição da estratégia de marketing que, além de mirar em problemas enfrentados pela administração do prefeito Eduardo Paes, vai apostar no debate envolvendo questões polêmicas ligadas à família, enfatizando a união de católicos e evangélicos na mesma chapa.

O casamento político entre os deputados teve o aval dos pais e caciques Cesar Maia, ex-prefeito do Rio, e Anthony Garotinho, deputado federal. Clarissa disse ontem que a demora na confirmação de seu nome na aliança foi por ela, até então, ter dúvidas na viabilidade da chapa.

- Eu sou muito intensa em tudo o que eu faço, não sei fazer nada pela metade. Não estava convencida de que seria bom para mim, de que eu e o Rodrigo teríamos capacidade de trabalharmos juntos. Nós estamos há quatro meses nos reunindo muito, conversamos muito. A decisão demorou porque eu precisava estar convencida. Nós somos muito diferentes, talvez por isso tenha dado certo. São dois perfis que se somam - afirmou.

- Será uma chapa com nome e sobrenome. Vamos explorar isso, nossa origem e o valor histórico do trabalho feito por nossas famílias - acrescentou Rodrigo, ao confirmar que tanto Cesar quanto Garotinho estarão na rua pedindo votos para seus filhos.

Pais na campanha e programas de TV conjuntos

Os estrategistas da aliança PR-DEM estudam a proposta de dividir, diariamente, o município em áreas. Rodrigo, Clarissa, Cesar e Garotinho atuarão, cada um, em uma frente, liderando grupos com cabos eleitorais para atividades nas ruas, como corpo a corpo. Já em comícios, a dupla de deputados permanecerá junta. Mais popular que Rodrigo Maia - a deputada trabalha com grupos de jovens, atuou nos governos Garotinho e Rosinha, além de ser conhecida por programas de rádio em emissoras evangélicas -, Clarissa emprestará sua imagem para levar o companheiro de chapa em áreas onde ele e Cesar enfrentam resistência. As peças publicitárias serão feitas em conjunto. Rodrigo também não aparecerá sozinho nos programas de TV, tendo a companhia da deputada.

- Vamos aproveitar o carisma de Clarissa para quebrar possíveis resistência em relação ao Rodrigo em bairros mais populares, de baixa renda. O deputado é um homem de números, do Legislativo, ela é popular, será uma boa união - avaliou uma liderança do PR no estado.

A criação conjunta do programa de governo foi uma exigência de Clarissa. Na sexta-feira e ontem, a deputada e Rodrigo discutiram, com um grupo de servidores e representantes do PR e do DEM, um plano de atuação para a área da Educação.

O evento que vai selar a chapa acontecerá num hotel na Praça Tiradentes, no Centro Rio. Tanto Garotinho quanto Cesar, até então adversários políticos, estarão presentes no evento.