Título: Apagão deixa Banco Central fora do ar
Autor: Neder, Vinícius
Fonte: O Globo, 07/03/2012, Economia, p. 27

Com pane em linha de transmissão, registro de operações de câmbio fica suspenso

BRASÍLIA. No primeiro dia da mais importante reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) dos últimos meses, a diretoria do Banco Central (BC) teve de lidar com um desafio inusitado. Um apagão de energia, que afetou grande parte da capital federal, deixou os funcionários no escuro durante grande parte do expediente e afetou a rotina da autarquia. Várias atividades importantes foram suspensas - como o registro de operações de câmbio por quase quatro horas seguidas. E o incidente também alterou a rotina das demais instituições financeiras do país. No entanto, a primeira parte da reunião do colegiado para a definição da nova taxa de juros, que em geral começa por volta das 16h30m, transcorreu normalmente com o restabelecimento da energia no BC por volta das 16h.

De acordo com informações de Furnas, ocorreu o rompimento de cabos de conexão de uma linha de transmissão que liga uma subestação da Companhia Energética de Brasília (CEB) à Subestação Brasília Geral. Os reparos nos cabos de conexão foram concluídos e o fornecimento de energia à CEB restabelecido às 16h05m. Durante a tarde, vários prédios públicos que ficam no centro da cidade ficaram sem energia.

A luz apagou às 13h13m, deixando a sede do BC às escuras, assim como outros prédios da capital. Um gerador manteve os serviços essenciais funcionando, mas sem iluminação e ar-condicionado. Até a página da instituição na internet saiu do ar.

Autoridade monetária mantém sistema alternativo

Como o gerador do prédio sede não aguentou o enorme fluxo de informações geradas pelas operações que precisam de registro no BC, os principais sistemas da autarquia foram desligados para migrarem para outro centro de processamento de dados (CPD), localizado em outro edifício da cidade. Manter um sistema fora da sede do BC é uma das precauções tomadas pela instituição para assegurar o funcionamento dos serviços em caso de pane.

No início da noite, o site do banco voltou a funcionar, mas, por causa da intolerância dos outros sistemas, a autoridade monetária foi obrigada a adotar outras medidas. O BC deu um prazo bem maior que o normal para o registro de operações de câmbio, até as 20h30m. Normalmente, o limite estipulado vai até as 17h.

Outro sistema que ficou inoperante por causa da falta de energia foi o BacenJud. Por meio dele, a Justiça tem informações financeiras de pessoas e empresas que são parte de ações e pode até bloquear dinheiro na conta dessas pessoas físicas ou jurídicas. Esse foi um dos sistemas transferidos para o CPD alternativo.