Título: Uma mulher no comando da eleição
Autor: Brígido, Carolina
Fonte: O Globo, 07/03/2012, O País, p. 12

Ministra vai presidir TSE por dois anos; posse será até final de abril

BRASÍLIA. Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) elegeram ontem a ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), para presidir a Corte, e Marco Aurélio Mello, também do STF, para vice-presidente. A primeira mulher a ocupar o cargo comandará as eleições de outubro. A posse será até o final de abril. Ela deverá presidir o TSE por dois anos. A votação foi apenas uma formalidade, porque o tribunal respeita a ordem de antiguidade dos ministros na escolha do presidente.

- Agradeço a confiança dos colegas e me comprometo a empenhar esse cargo com honestidade e absoluta dedicação - disse ela.

Cármen lembrou que, em fevereiro, foram comemorados os 80 anos do voto feminino no Brasil.

- Hoje, somos quase 52% do eleitorado brasileiro, embora os cargos de representação sejam muito pouco exercidos por mulheres. O quadro da cidadania mudou e a participação das mulheres mudou. Nós todos, brasileiros e brasileiras, queremos construir juntos um Brasil verdadeiramente democrático - afirmou.

Cármen tomou posse no STF em 2006, nomeada pelo então presidente Lula. Integra o plenário do TSE desde novembro de 2011. Em fevereiro, votou a favor da validade da Lei da Ficha Limpa para as eleições deste ano.