Título: Dilma escolhe mulher para comandar ANP
Autor: Fariello, Danilo; Mônica Tavares
Fonte: O Globo, 09/03/2012, Economia, p. 30

Magda Chambriard é diretora da agência desde 2008

BRASÍLIA. A presidente Dilma Rousseff convidou a engenheira Magda Chambriard para substituir Haroldo Lima na diretoria-geral da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). O convite foi oficializado ontem à tarde, durante reunião de Magda com Dilma e o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão. O mandato de Haroldo Lima expirou no dia 11 de dezembro de 2011 e, desde então, a função era exercida interinamente pelo diretor da ANP Florival Rodrigues de Carvalho.

Fontes do Congresso viram na indicação uma resposta de Dilma à derrota que sofreu no Senado, com a rejeição da permanência de Bernardo Figueiredo na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Caciques peemedebistas haviam apresentado à presidente indicações políticas para o comando da ANP.

Magda é diretora da ANP desde 2008. Em nota, o Palácio do Planalto informou que, no caso da ANP, "as indicações para composição da diretoria do órgão são apreciadas pelo Senado. No entanto, cabe à presidenta da República nomear, entre os diretores, aquele que ocupará o cargo de diretor-geral".

A nova diretora-geral da ANP é formada em Engenharia Civil pela UFRJ e pós-graduada em Engenharia Química pela Coppe. Ela ainda trabalhou na Petrobras.