Título: Se eu fosse Jucá, pedia para sair
Autor: Alencastro, Catarina
Fonte: O Globo, 09/03/2012, O País, p. 10

Lindbergh acusa líder do governo de deslealdade na votação no senado

BRASÍLIA. Escalado pelo PT para fazer em plenário, a defesa da recondução de Bernardo Figueiredo para a Direção Geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o senador Lindbergh Farias (RJ) questionou ontem a maneira como o líder do governo, Romero Jucá (PMDB-RR), conduziu a votação, permitindo uma derrota da presidente Dilma Rousseff. Segundo o petista, que chegou a falar na substituição de Jucá, houve um movimento claro do PMDB, partido do líder, que é experiente e conhece a Casa, e ele não acredita que Jucá não tivesse conhecimento deste movimento antes da derrota.

- Quem nomeia o líder do governo é a presidente, mas, se eu fosse ele, pedia para sair. Tem um problema do PMDB com o governo e com os senadores do PT. Fomos pegos completamente de surpresa. E não acredito que um senador experiente como ele não tenha visto o movimento do PMDB. Estou convencido que foram as duas alas do PMDB que agiram, e é difícil um movimento dessa envergadura sem o conhecimento do líder do governo, que é peemedebista - atirou Lindbegh, acrescentando: - Essa forma de tratamento não é uma maneira leal de agir, nem com o governo, nem com o PT do Senado, já que estamos juntos.

Romero Jucá reagiu ao ataque de Lindbergh. O líder do governo disse que não sabia que iria perder a votação e que, se soubesse que o governo seria derrotado, teria optado por impedir a votação. Jucá explicou que o requerimento de adiamento tinha mais votos a favor de votar a recondução e que o governo arriscou e perdeu.

- Eu não podia ficar com essa situação insolúvel. Tínhamos sete votos a mais, nós arriscamos. Fomos pegos de surpresa, eu não sabia que seríamos derrotados - disse Jucá, respondendo também a Lindbergh: - Ele não é líder, eu conversei com os líderes, que disseram que tínhamos como ganhar. Agora, quem escolhe o líder de governo é a presidente Dilma. Quando ele for presidente, ele escolhe o líder de governo dele.