Título: Gabrielli assume Planejamento na BA de olho na sucessão de Wagner
Autor: Damé, Luiza
Fonte: O Globo, 10/03/2012, O País, p. 12
Posse do ex-presidente da Petrobras reúne a atual responsável pela estatal, Graça Foster, e o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu
SALVADOR. Após perder o comando da Petrobras no mês passado, José Sérgio Gabrielli tomou posse ontem como secretário de Planejamento da Bahia diante de um auditório lotado de políticos e dirigentes de empresas, como a nova presidente da estatal, Graça Foster, o responsável pela Caixa Econômica Federal, Jorge Hereda, e o ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu.
- O que temos que fazer é reforçar a equipe, fazer as coisas acontecerem, definir mecanismos de fiscalização e controle e melhorar a utilização de recursos públicos, além de trazer mais recursos privados para o estado - disse Gabrielli ao anunciar suas metas no Planejamento.
Na cerimônia, ele confirmou que sua saída da Petrobras foi antecipada:
- As mudanças na Petrobras é que determinaram a minha vida mais cedo. Inicialmente estava definido desta maneira (vinda em outubro), mas a decisão da Petrobras gerou essa antecipação. Não vejo nenhum problema em antecipar. Estou vindo trabalhar na equipe do governador Jaques Wagner.
Graça Foster optou por uma postura discreta:
- Eu vim aqui apenas para abraçar o presidente Gabrielli. Não vou falar porque hoje o dia é dele - respondeu.
Com a nomeação do ex-presidente da Petrobras, o governador Jaques Wagner levou para o seu governo mais um possível nome do PT para a disputa de sua sucessão, em 2014. Wagner, no entanto, afirmou que não é hora de pensar no assunto:
- A chegada de Gabrielli só embaralha a sucessão para quem está jogando antes do tempo. Não é hora de preparar 2014.
* Da Agência A Tarde