Título: Lula recebe alta após sete dias de internação
Autor: Herdy, Thiago
Fonte: O Globo, 12/03/2012, O País, p. 5

Até sexta-feira, ex-presidente retornará diariamente ao hospital para fazer exames e tomar antibióticos contra pneumonia

SÃO PAULO. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou ontem para casa depois de passar sete dias internado com pneumonia leve e febre, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

Lula deixou o hospital ao lado da mulher, Marisa Letícia, e de seguranças, mas, até sextafeira, precisará voltar todos os dias ao Sírio-Libanês para tomar antibióticos.

O médico do ex-presidente, Roberto Kalil, recomendou ao paciente que descanse em casa durante essa etapa do tratamento e que volte ao trabalho, com moderação, a partir do dia 19. Só no fim deste mês, quando passar pelo exame final do tratamento, será possível saber se o ex-presidente está curado da infecção pulmonar. Na mesma ocasião, os médicos deverão realizar uma avaliação final do tratamento contra o câncer na laringe.

— Nesta semana, por coerência, ele deve ficar em repouso relativo. A partir da outra semana, a antibioticoterapia diminuindo e finalizando o tratamento de infecção, ele volta (ao trabalho) aos poucos, com bom senso — disse o médico.

Lula deverá regressar ao hospital não apenas para tomar antibióticos, mas também para dar prosseguimento às sessões de fonoaudiologia. Segundo Kalil, o ex-presidente está bem-disposto, alimentando -se bem e com a voz em melhor estado. Ao ser perguntado se Lula poderá participar das atividades da campanha eleitoral neste ano, o médico respondeu: — Esperamos que ele retorne à vida dele nas próximas semanas.

Há oito dias, os médicos do ex-presidente detectaram dois pequenos focos de infecção, um em cada pulmão, após uma bateria de exames. Durante o período de internação, o tratamento dado a Lula foi amplo: antibióticos, antivirais e antifúngicos.

Em 17 de fevereiro, antes do carnaval, Lula fez sua última sessão de radioterapia, como parte do tratamento para combater o câncer na laringe.

O tumor do ex-presidente foi diagnosticado em outubro do ano passado.