Título: O'Neill: real tem de se desvalorizar em 20%
Autor: Oswald, Vivian
Fonte: O Globo, 13/03/2012, Economia, p. 23

LONDRES e NOVA YORK. Jim O"Neill, presidente da Goldman Sachs Asset Management (GSIT) e criador do termo Bric (grupo de emergentes formado por Brasil, Rússia, Índia e China), manifestou seu apoio aos esforços do Planalto para enfraquecer o real. Segundo O"Neill, a moeda brasileira precisa se desvalorizar em 20% para permanecer sustentável e manter o país competitivo.

- O maior desafio cíclico do Brasil é se livrar da força do real - disse O"Neill em entrevista à Bloomberg News em Londres.

Nos dois primeiros meses deste ano, o real acumulou valorização de 8,7% frente ao dólar. É o maior percentual entre as 16 moedas mais negociadas acompanhadas pela Bloomberg.

A presidente Dilma Rousseff criticou este mês o que chamou de "tsunami monetário" provocado pelos esforços de Europa e Estados Unidos para "desvalorizarem artificialmente" suas moedas.

Desde o início do ano, investidores e exportadores colocaram US$ 15,5 bilhões no Brasil, contribuindo para a valorização da moeda, contra uma saída de US$ 3 bilhões no último trimestre de 2011, de acordo com dados do Banco Central (BC).

O"Neill ainda considerou uma boa decisão o corte da taxa básica de juros (Selic) efetuado pelo BC na semana passada, de 10,5% para 9,75% ao ano. Ajustada pela inflação, o juro brasileiro está em 4,28%, o maior entre os países do G-20 depois da Rússia, segundo dados compilados pela Bloomberg. (Da Bloomberg News)